Ambev e Gerdau divulgam balanços amanhã; MRV é a ‘aposta’ do BTG no setor de construção

Para analistas, resultados da Ambev e Gerdau devem decepcionar no 1° trimestre; BTG vê Kroton como destaque positivo entre as educacionais - balanço da empresa sairá na semana que vem

Paula Barra

(shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – A temporada de balanços ganha força nesta semana, com o mercado reagindo hoje aos números do Itaú Unibanco e Cielo – entre os principais destaques. Para amanhã, é aguardado também balanços de “peso” da Ambev (ABEV3) e Gerdau (GGBR4), que serão reportados antes da abertura do pregão. 

O Itaú BBA comentou que espera resultados negativos da Ambev, com volume fraco de bebidas. Hoje, dados da Sicobe de produção de cerveja apontaram crescimento de 10,4% em abril, na comparação anual. O avanço, no entanto, foi por conta da base fraca e ajuste de estoques após desaceleração agressiva em março (queda de 18%). Para o BTG, o número pode até ser forte mas, se olhar para a produção bimestral e a acumulada no ano, a produção segue em queda de 5,1% e 3,2% respectivamente. “A conclusão é que a tendência de queda continua”, disseram os analistas. 

No caso da Gerdau, o balanço também deve decepcionar o mercado. O Credit Suisse acredita que deve vir 20% abaixo do consenso da Bloomberg para o período. Ainda assim, os analistas do banco elevaram hoje o preço-alvo das ações de R$ 4,50 para R$ 8,50, mas por conta da expectativa de aumento do preço do aço no Brasil em 8% no segundo semestre (para conferir a análise completa, clique aqui). 

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os destaques da construção e educação no 1° trimestre
Ainda sobre a temporada de balanço, hoje o BTG Pactual divulgou prévias para o setor de construção civil e educação. Para o banco, a MRV Engenharia (MRVE3) e Direcional (DIRR3) devem novamente mostrar desempenho superior aos seus pares no período. Enquanto Kroton (KROT3) deve ser o destaque positivo na educação.  

Segundo o BTG, o 1° trimestre deve ser mais desafiador para o setor, mas a Kroton deve ser a única a conseguir se “salvar” e apresentar crescimento de margens por conta de ganhos de eficiência (principalmente diluição de custo de professor). Para os analistas, o guidance deve ser um trigger positivo e pode fazer o mercado revisar o modelo da empresa para cima. A Kroton reportará seu balanço dia 12 de maio, antes da abertura do pregão. 

Sobre as demais do setor, o BTG comenta que a Estácio deve ver sua receita líquida ser sustentada por forte crescimento do segmento de longa distância, mas piora na diluição de custos e aumento de despesas com marketing. Já a Ser Educacional deve apresentar novamente deterioração dos números, mas em um ritmo mais lento. No caso da Anima, o maior impacto deve vir da piora sequencial da alavancagem operacional, gerando contração de 4,5 pontos percentuais na margem e queda de 10% no Ebitda, na comparação anual.

Continua depois da publicidade

Entre as construtoras, o BTG comenta que deve ser outro trimestre de resultados fracos para o setor, com vendas caindo 10% na comparação anual e 24% em relação ao trimestre anterior, devido a fraca demanda. Para os analistas, MRV Engenharia e Direcional devem apresentar os melhores desempenhos no setor novamente, com geração de caixa mais sólida e ROEs (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) estáveis. As duas companhias divulgam seus balanços nos dias 12 e 9 de maio, respectivamente.