Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta terça-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta terça

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa registrou queda na última segunda-feira (18) com correção e pessmimismo no mercado de commodities pela forte queda do petróleo. Nesta terça-feira (19), o mercado ficará de olho nas definições sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado depois do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entregar ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o processo aprovado na Câmara. Enquanto isso, o dia é de alta para a maior parte das bolsas mundiais com a recuperação dos preços do petróleo. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
As bolsas chinesas tiveram leve alta nesta terça-feira, com os investidores avaliando sinais conflitantes sobre a trajetória de recuperação econômica da China. Um dos principais índices asiáticos subiu à máxima de cinco meses, auxiliado pelos ganhos de Wall Street depois de uma greve no Kuwait ajudar os preços do petróleo a ficarem acima das mínimas vistas durante a noite. Às 7:32 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,1% após tocar seu maior nível intradia desde novembro. Na segunda-feira, o índice norte-americano Dow Jones foi às máximas desde julho. O índice Nikkei do Japão terminou no azul fechando em alta de 3,68% um dia após recuar 3,4% com investidores avaliando o impacto dos terremotos no sudoeste do país sobre as cadeias produtivas das indústrias. Na Europa, o dia é de forte alta em meio à recuperação do petróleo com greve de trabalhadores do setor no Kuwait, que paralisou mais de 60% da produção da commodity no país, somado ainda ao ânimo com os resultados de empresas no continente. O FTSE sobe 0,47%, o DAX tem ganhos de 2,19% e o CAC 40 sobe 1,12%.

2. Leitura do processo de impeachment no Senado
Hoje haverá a leitura no Senado do processo de impeachment aprovado na Câmara. Na mesma sessão devem começar a serem indicados e eleitos os 21 membros da Comissão Especial que vai analisar a denúncia. Em 48 horas a partir desta eleição, a comissão deve ser instalada e devem ser escolhidos presidente e relator, para, em 10 dias, ser elaborado e votado o relatório preliminar. Os líderes reúnem-se hoje, a partir das 11:00, para discutir a formação da comissão de impeachment.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Decisão deve sair em 15 dias
O senador oposicionista Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) disse após se encontrar com Calheiros que, na pior das hipóteses, a Comissão de Impeachment do Senado deve afastar a presidente em 11 de maio. Já o senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou que a votação deve ocorrer em 15 dias. 

4. Movimentações de Temer
De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga e o PSDB disseram que não integrarão governo Temer após
jantar de Aécio e ex-BC com o vice. Porém, estariam dispostos a auxiliar, de fora, um eventual novo governo. Já segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o vice definiu três eixos principais para a formação de seu eventual governo: economia, infraestrutura e área social. A partir desse tripé, ele pretende criar três superministérios para enxugar o tamanho da Esplanada e impulsionar uma gestão de transição.

5. Sem juízo sobre mérito
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na segunda-feira que a Corte não poderá emitir juízo de valor sobre o mérito do processo do impeachment, apenas sobre questões de procedimento. “O tribunal não pode emitir juízo sobre o mérito do processo. Essa é a jurisprudência que vem de lições clássicas do nosso constitucionalismo. Então, me parece que poderemos ter, sim, eventual impugnação quanto a decisões de procedimento”, disse Gilmar, em palestra em um hotel em São Paulo. O ministro antevê problemas legais na proposta de antecipação das eleições presidenciais, a partir de uma emenda à Constituição. Segundo Gilmar, um novo escrutínio poderia gerar “grande instabilidade”.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters e Agência Brasil)

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.