Citi rebaixa Itaú, BB e Bradesco para venda e nem impeachment deve ajudar

Na análise, a atual relação de risco e retorno para os bancos, mesmo com impeachment, justifica uma recomendação de venda para os três

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de lucros recordes registrados em 2015, o mercado para os principais bancos do Brasil não deve seguir muito bom este ano. Com a continuidade da crise econômica nacional, a Citi Corretora decidiu cortar suas projeções de lucros para o Bradesco (BBDC3; BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3), principalmente por conta de maiores provisões para perdas com empréstimos pelas três instituições.

Com isso, o Citi também rebaixou a recomendação dos três bancos para “venda”. De acordo com os analistas Nicolas Riva e Carlos Rivera, mesmo com os desafios atuais, os papéis dos bancos já registraram altas significativamente maiores que outras instituições financeiras na América Latina. Os ganhos de Itaú, Banco do Brasil e Bradesco são de cerca de 13%, 27% e 35% respectivamente no acumulado deste ano, enquanto no resto da região as altas são, em média, de 7%.

Diante disso, os analistas avaliam as companhias como “caras”, estando acima dos valores que eles consideram como justos para os bancos. Utilizando uma metodologia de P/B (valor de mercado pelo valor contábil da empresa), o Bradesco seria de 1x, sendo que está em 1,5x atualmente; 0,5x para o Banco do Brasil (hoje em 0,7x); e 1,1x para Itaú (que está em 1,7x). Isso justificou a decisão de rebaixar os três para venda.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar da mudança de perspectiva, o Citi deixa um alerta em relação ao impeachment, que poderia sustentar novas altas para estas empresas. Isso ocorreria caso o novo governo tivesse apoio e conseguisse implementar as reformas estruturais necessárias, trazendo de volta a confiança dos investidores. Porém, a equipe do banco vê uma chance de apenas 25% de toda esta combinação positiva se tornar realidade. Ou seja, a atual relação de risco e retorno para os bancos, mesmo com o impeachment, justifica uma recomendação de venda.

Especiais InfoMoney:

Confira a atualização do Guia 2016 e a Carteira InfoMoney de abril, que tem 5 novos papéis: CLIQUE AQUI

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.