Ibovespa Futuro sobe após Gilmar Mendes suspender nomeação de Lula; dólar cai

Pré-market indica dia de alta ainda seguindo o noticiário político por perspectivas de impeachment mais próximo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em alta com o avanço da expectativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, suspender novamente a posse de Lula como ministro da Casa Civil. Ainda no noticiário político, a Lava Jato faz sua primeira operação internacional em Lisboa, Portugal. Lá fora, as bolsas europeias e os futuros dos índices norte-americanos operam em leves altas, seguindo Ásia em meio a expectativas de estímulo chinês. 

Às 9h16 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para abril subia 0,99%, a 51.505 pontos. Já o dólar futuro para abril 0,33% a R$ 3,623, após abrir em alta com a decisão do Banco Central de anunciar leilão de 20 mil swaps reversos. No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2017 opera estável a 13,75%, enquanto o DI para janeiro de 2021 sobe 2 pontos-base a 13,96%. 

Também tinha algum peso por aqui o Relatório Focus, com a mediana das projeções de diversos economistas, casas de análise e instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos. A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2016 caiu de uma retração de 3,54% para uma de 3,60%. Já no caso do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o medidor oficial de inflação utilizado pelo governo, as projeções são de que haja um avanço de 7,46% este ano, contra 7,43% projetados anteriormente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lava Jato
A Polícia Judiciária Portuguesa cumpre mandados de busca e apreensão e prisão preventiva de Raul Schmidt Felipe Junior. O operador financeiro estava foragido desde julho de 2015. Schimidt é suspeito de envolvimento em pagamentos de propinas aos ex-diretores da estatal petrolífera Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada. Os três estão presos em Curitiba pela participação no esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa instalado na Petrobras.

Cenário externo
As bolsas chinesas subiram com força nesta segunda-feira após o financiador oficial de margem anunciar o retorno de uma porção de seus empréstimos de curto prazo e cortar os custos de empréstimo para corretoras. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 2,44%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 2,2%. As ações financeiras, como as de corretoras, lideraram as altas, com o subíndice financeiro do CSI300 subindo 3,3%.

Porém, os outros mercados asiáticos tiveram o petróleo deixando os investidores cautelosos. Mas as perdas foram amenizadas pelas esperanças de que a China pode em breve cortar a taxa de juros novamente diante do enfraquecimento da pressão sobre o iuan

Continua depois da publicidade

Alguns observadores do mercado como o estrategista da corretora CLSA Francis Cheung disseram que a renovada cautela do Federal Reserve, banco central norte-americano, encorajará Pequim a buscar suas próprias medidas de estímulo para impulsionar a economia. Ele espera um corte da taxa de juros no segundo trimestre.

Enquanto isso, as bolsas europeias registram leve alta, seguindo o dia positivo das bolsas asiáticas e de olho nos preços do petróleo. O WTI registra queda de 1,24%, a US$ 38,95 o barril, com aumento do número de sondas de perfuração ativas nos EUA pela 1ª vez em 3 meses. 

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura.

Especiais InfoMoney:

As novidades na Carteira InfoMoney para março

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa