Não é só a política: feriado e PIB dos EUA devem agitar o mercado semana que vem

Investidor deve se manter cauteloso nos próximos dias por conta das incertezas políticas, que prometem deixar a véspera de feriado muito agitada no mercado

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A semana mais uma vez termina de forma positiva para a Bovespa, que conseguiu subir 2,37% neste período diante do agitado noticiário político, o que, apesar de trazer euforia para o mercado, acaba deixando os investidores sem rumo sobre o que esperar do dia de amanhã. E pior, a próxima semana não deve mudar nada em relação à tensão sobre as notícias que podem sair.

Para o economista João Costa Filho, da Pezco Microanalysis, o momento é de buscar proteção já que o que está dominando o mercado é o noticiário político e as expectativas sobre a continuidade do governo Dilma Rousseff ou sua interrupção. “É complicado fazer projeções porque às vezes vemos notícias parecidas levando o mercado para rumos diferentes. Tudo é uma questão de como os investidores avaliam cada informação”, afirma.

Um ponto negativo, segundo Costa Filho, é que normalmente quando o mercado busca proteção significa uma saída de dinheiro do Brasil. “Quando o cenário está conturbado assim é normal o investidor tirar seu dinheiro do País”, afirma. Para ele, porém, a agenda de indicadores tem dois eventos que devem chamar atenção e não podem ser desconsiderados pelo mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O primeiro é o IPCA-15, considerado como uma prévia da inflação, e que pode afetar principalmente o mercado de câmbio e de juros futuros caso venha abaixo ou acima do esperado, já que isso pode indicar mudanças na política monetária atual. Além dele, nos Estados Unidos será divulgado o PIB (Produto Interno Bruto) de 2015, o que também deve levar investidores a tentarem antecipar os futuros passos do Federal Reserve em relação às taxas de juros do país.

Porém, Costa Filho destaca uma combinação de fatores que deve agitar a quinta-feira (24). Isto porque no dia seguinte será feriado no Brasil, deixando a Bolsa fechada no mesmo dia em que será divulgado o PIB americano. Para piorar, o conturbado cenário político deve levar os investidores a “fugirem” do mercado para evitar ficarem posicionados durante os três dias até a volta da Bovespa, já que não há como prever o que irá acontecer neste período.

“É preciso ficar de olho no que vai acontecer entre segunda e quarta, mas a tendência é que os investidores zerem suas posições na quinta-feira para evitarem qualquer surpresa na volta do feriado”, explica o economista. Ele lembra ainda as recentes divulgações de informações sobre delações premiadas por revistas como IstoÉ e Veja, que são publicadas em finais de semana e poderão jogar mais uma “bomba” no ambiente político enquanto a Bolsa estará fechada.

Continua depois da publicidade

A seguir, os destaques da agenda econômica semanal:

IPCA-15 (Brasil)
Saindo às 9h (horário de Brasília) da quarta-feira (23), o dado de inflação oficial medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve ter um avanço de 0,58% em março, segundo a mediana das expectativas dos economistas pesquisados pela LCA Consultores. No período imediatamente anterior, o avanço foi de 1,42%.

PME (Brasil)
Também na quarta-feira às 9h, sai a PME (Pesquisa Mensal do Emprego) de janeiro apurada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa da LCA Consultores, é de que o desemprego suba de 7,6% para 7,9%.

PIB (EUA)
Na sexta será divulgada a terceira estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos para o quarto trimestre de 2015. A expectativa mediana dos economistas é de que a maior economia do mundo mantenha o crescimento de 1% reportado na segunda prévia. O número sai às 9h30.

Especiais InfoMoney:

As novidades na Carteira InfoMoney para março

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.