Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta sexta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta sexta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa disparou impressionantes 6,6% na última quinta-feira (17) em meio à suspensão da nomeação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministério da Casa Civil. Nesta sexta-feira (18), o mercado vai continuar olhando para o cenário político, principalmente para desdobramentos deste caso e para a instalação da Comissão do Impeachment eleita ontem. 

Veja os cinco assuntos que você não pode deixar de acompanhar nesta sexta:

1. Bolsas Mundiais
As bolsas chinesas fecharam em alta nesta sexta-feira, com o dólar mais fraco ajudando a aliviar as preocupações com as fugas de capital do país. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,53%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,72%. As ações também subiram no restante da região com a fraqueza do dólar e o petróleo atingindo sua máxima em 2016, com os investidores mais otimistas com ativos de risco após a postura cautelosa do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, quanto às altas da taxa de juros. Entretanto, as ações japonesas não acompanharam a tendência uma vez que a queda do dólar frente ao iene prejudica os exportadores do país. O índice Nikkei recuou 1,25%. As ações de emergentes e europeias mantêm alta, com ritmo mais discreto, após rali provocado ontem por sinal dovish do Fed. O DAX subiu 0,31%, o FTSE subiu 0,52% e o CAC 40 tem alta de 0,45%. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Câmara aprova Comissão do Impeachment
A Câmara dos Deputados aprovou na tarde de quinta a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Foram 433 votos favoráveis e um contrário à chapa com os 65 nomes titulares e os respectivos suplentes indicados pelos líderes partidários. O próximo passo, que será dado ainda hoje, é a escolha, por voto, do presidente e do relator da comissão especial. O voto contrário foi o do deputado José Airton (PT-CE). Havia 435 parlamentares em plenário. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não votou. Vinte e três partidos entregaram a lista dentro do horário estipulado. Apenas o PP perdeu o prazo, mas, por unanimidade, pôde indicar os nomes em plenário. Pelo PP, os parlamentares que vão compor a comissão são Aguinaldo Ribeiro (PB), Jerônimo Goergen (RS), Júlio Lopes (RJ), Paulo Maluf (SP) e Roberto Brito (BA), como titulares. 

3. IGP-M
Mais um indicador de inflação, mas mais abrangente que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), por exemplo, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) saiu às 8h (horário de Brasília). Ele mostrou que a inflação subiu 0,43% na segunda prévia de março, ante expectativas de alta de 0,57% pela mediana do mercado. As prévias do IGP-M são divulgadas mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas. Cada variação é comparada com a respectiva parcial no mês anterior.

4. Manifestações
O PT, CUT e a Central de Movimentos Populares convocaram manifestações para hoje em várias regiões para protestar contra o pedido de impeachment da presidente Dilma; ao mesmo tempo, grupo pró-impeachment não vai desbloquear avenida Paulista, diz Folha. Ontem, em carta aberta, Lula afirmou que as críticas feitas por ele a integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), em conversa por telefone com a presidente Dilma Rousseff, ocorreram em uma “situação extrema”, no diálogo pessoal em que “me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do Estado”.

Continua depois da publicidade

5. EUA
Os EUA têm dados de sentimento da Michigan, às 11h (horário de Brasília), enquanto os presidentes do Fed de Nova York, William Dudley, e Saint Louis, James Bullard, farão discursos. 

Especiais InfoMoney:

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

As novidades na Carteira InfoMoney para março

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.