Lula ministro, rumor de Meirelles e Fed: o dia intenso do dólar resumido em 4 imagens

Moeda disparou logo após a confirmação de que Lula assumiria a Casa Civil, mas perdeu força e atingiu a mínima com o rumor de que Henrique Meirelles pode voltar ao BC

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A sessão desta quarta-feira (16) é definida por uma palavra: intensa. O dia amanheceu com a expectativa sobre o anúncio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro de Dilma Rousseff, o que já deixava os investidores tensos desde antes da abertura do mercado. Mas mais que a confirmação, outras novidades fazem os ativos ficarem muito voláteis neste pregão.

O mercado mais agitado nesta quarta parece realmente ser o dólar, que já vinha de altas sucessivas nesta semana com os rumores sobre Lula. Hoje, por volta das 11h30, a confirmação de que o ex-presidente irá assumir a Casa Civil levou a moeda norte-americana a disparar mais de 1%, atingindo sua máxima. Veja o movimento no gráfico abaixo:

Apesar da expectativa ser de que este seria o cenário para o dia de hoje, um novo rumor levou o mercado para o rumo oposto. Segundo alguns veículos de imprensa, Lula já teria convidado Henrique Meirelles para reassumir o Banco Central. Lembrando que mais cedo, o Valor afirmou que o atual presidente da autoridade monetária, Alexandre Tombini, já havia dito que sairia do BC caso o petista assumisse algum ministério.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O nome de Meirelles fez com que o dólar futuro mudasse o rumo e perdesse força, atingindo sua mínima às 13h46 (horário de Brasília), cotado a R$ 3,788 na venda. Segundo o economista-chefe do home broker da Modalmais, Alvaro Bandeira, faz sentido o mercado reagir ao nome de Meirelles desta forma, mas é muito complicado cravar qualquer coisa neste momento, já que não temos nada oficial. “O mercado está muito volátil hoje, mas o nome de Meirelles pode trazer um alívio para o dólar”, afirmou.

Veja abaixo o movimento de alta e baixa do dólar futuro:

O movimento, porém, não parou por aí e a moeda seguiu perdendo força por volta das 15h, quando saiu a decisão do Federal Reserve de manter as taxas de juros nos Estados Unidos e ainda indicar que devemos ter menos altas do que era esperado. Com isso, o dólar virou para queda, chegando aos R$ 3,756. A reação não veio apenas no dólar, o bom humor também foi visto na Bolsa, que passou a operar em alta neste momento.

Continua depois da publicidade

Confira a virada do dólar após o Fed:

Veja agora o gráfico diário do dólar mostrando todos os eventos:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.