Petrobras, Itaú, Bradesco, BB, Ambev e mais 31 empresas têm rating cortado pela S&P

A agência destaca que o rebaixamento brasileiro e o aperto nas condições de crédito pressionam a nota da maior parte das companhias do país

Lara Rizério

(Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – Na sequência do rebaixamento de rating soberano do Brasil de BB+ para BB, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s cortou o rating de 36 companhias, dentre elas a Petrobras (PETR3;PETR4) , grandes bancos como o Banco do Brasil (BBAS3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), além da Ambev (ABEV3). 

A S&P destacou que vê um processo de ajuste mais prolongado no País, “com mais lenta correção na política fiscal e outro ano de contração econômica”, segundo relatório. A agência prevê contração de 3,6% no PIB real em 2015 e de 3% em 2016; para ela, o crescimento deve retornar em 2017.

A agência destaca que o rebaixamento brasileiro e o aperto nas condições de crédito pressionam a nota da maior parte das companhias do país. “Desse modo, essas companhias foram afetadas de diversos modos, dependendo da sua configuração de negócio e da sua situação financeira”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A nota da Petrobras caiu em dois degraus, de BB para B+ – a agência afirmou que a nota da Petrobras só não é menor porque ela acredita que o governo ajudaria a empresa em caso de calote. 

O Bradesco, o Itaú e o BB tiveram suas notas cortadas de BB+ para BB, enquanto a Eletrobras (ELET6) teve o rating cortado para BB. A Ambev teve o seu rating reduzido de A para BBB+. 

Empresas rebaixadas na escala global: 

Continua depois da publicidade

*Ambev;
*Ampla Energia e Serviços;
*Escelsa;
*Comgás;
*Eletrobras;
*Eletropaulo;
*Globo Comunicação e Participações;
*Localiza Rent a Car;
*MRS Logística;
*Multiplan Empreendimentos Imobiliários;
* Neoenergia;
*Odebrecht Engenharia e Construção;
*Petrobras;
*Raízen;
*Grupo RBS;
*Taesa;
*Ultrapar;
*Votorantim S.A;
*Votorantim Cimentos

Instituições financeiras rebaixadas em escala global: 

*BNDES;
*BNDESPar;
*Banco Safra;
*Bradesco;
*Caixa Econômica Federal;
*Citibank;

*Itaú Unibanco;
*BTG Pactual;
*Banco Santander;
*Banco do Nordeste;
*Banco do Brasil;
*BDMG;
*Banco Votorantim;
*HSBC;
*Banco ABC;
*Banrisul;
*Daycoval

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.