Zika vírus tem impacto passageiro em ações na América Latina, diz Morgan Stanley

As economias de México e Peru seriam as mais afetadas se o vírus se propagasse por toda a América Latina

Reuters

Publicidade

NOVA YORK (Reuters) – A propagação do Zika vírus possivelmente afetará as ações vinculadas aos setores de turismo e transporte na América Latina no curto prazo, mas ainda não surgiu evidência de um impacto prolongado nos mercados e economias locais, afirmaram analistas do Morgan Stanley.

As economias de México e Peru seriam as mais afetadas se o vírus se propagasse por toda a América Latina, algo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teme que aconteça neste ano. O turismo representa quase 9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em ambos os países.

“A Colômbia, ainda que tenha uma menor exposição turística relativamente ao PIB, depende fortemente dos turistas estrangeiros e portanto poderia ver uma perda maior na receita do turismo”, disse o Morgan Stanley em nota.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em contraste, o Brasil, onde estão a maioria dos casos reportados, estaria entre os menos afetados, uma vez que o turismo representa apenas cerca de 3,5 por cento do PIB.

O vírus tem sido associado a um aumento de malformações congênitas no Brasil, ainda que evidências concretas não tenham sido encontradas até o momento.

As ações mais expostas ao tema provavelmente serão de linhas aéreas, assim como de aeroportos e companhias de aluguel de automóveis, disseram os analistas do Morgan Stanley.

Continua depois da publicidade

Entre as ações, o Morgan Stanley disse que as linhas aéreas Latam e Gol (GOLL4), assim como o operador aeroportuário Asur são as mais expostas a uma escalada da epidemia. A TAM, uma unidade da Latam, disse na segunda-feira que suas reservas não foram afetadas pelo vírus.

Para o banco, o registro de um crescimento importante nas mortes relacionadas com o vírus e a confirmação de que ele pode ser transmitido entre pessoas poderiam fazer com que um impacto fosse prolongado.

“Esses dois fatores combinados podem levar a um significativo isolamento da população e potencialmente ter um impacto negativo importante na economia e no mercado”, disse o banco.

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa