Os 8 resultados que você precisa acompanhar na semana que vem

A temporada de resultados do quarto trimestre volta a ganhar força após uma semana mais tranquila por conta do carnaval

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma semana mais calma com feriado prolongado de carnaval, a temporada de resultados do quarto trimestre de 2015 volta a ganhar força na próxima semana, quando 20 empresas irão apresentar seus números do fim do ano passado. Além da grande quantidade de divulgações, serão muitas companhias importantes que o investidor deve ficar atento nos próximos dias.

Em levantamento feito com analistas, o InfoMoney destaca 8 empresas que devem ser acompanhadas com maior atenção entre os dias 15 e 19 de fevereiro, com destaque maior para a Usiminas (USIM5), que além de sofrer junto com seus pares do setor, também tem um cenário pessoal bastante complicado.

Segundo Álvaro Bandeira, economista do home broker da Modalmais, é preciso fica de olho no resultado da siderúrgica principalmente após a notícia do jornal O Estado de S. Paulo, que diz que a companhia corre o risco de não ter caixa para manter suas operações a partir de março. A Usiminas tenta há meses vender ativos, sem sucesso, para ganhar fôlego e em renegociação com bancos para alongar dívidas, ela tenta encontrar uma solução para evitar entrar em recuperação judicial. A possibilidade de um aumento de capital não é um consenso no grupo.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra empresa que deve chamar atenção é a BM&FBovespa (BVMF3), que apresenta seu balanço na quinta-feira (18), mas não apenas pelos seus números. Desde o final de 2015 um dos assuntos que chamam atenção no noticiário da companhia é uma possível fusão com a Cetip. É importante ficar de olho no balanço até para tentar entender a viabilidade de em negócio como este.

Bandeira destaca também os balanços da Braskem (BRKM5) e da Hypermarcas (HYPE3), nos dias 18 e 19, respectivamente. A primeira esteve recentemente envolvida em notícias sobre a venda da participação da Petrobras na empresa, enquanto a segunda anunciou no ano passado e no início deste mês a venda de dois grandes segmentos de seus negócios.

Também no dia 19 será a vez da Suzano (SUZB5), uma das melhores ações de 2015 no Ibovespa. O economista da Modalmais afirma que é um momento bastante importante para ver como foi o desempenho do setor de celulose, que é um dos menos afetados pela atual crise econômica, mas que também iniciou 2016 entre as maiores perdas do Ibovespa.

Continua depois da publicidade

Para completar a agitada semana das empresas do Ibovespa, a Natura (NATU3) e a Raia Drogasil (RADL3) apresentam seus balanços. A primeira pode seguir o desempenho de sua principal concorrente, a Avon, que ontem registrou queda maior que o esperado nas vendas trimestrais, enquanto a demanda por seus cosméticos caíram mais na América Latina. Já a empresa farmacêutica foi uma das melhores companhias de 2015 e começou o ano com o mesmo desempenho forte na Bolsa.

Fora do Ibovespa é importante ainda ficar atento ao resultado do Banrisul (BRSR6), que além de ser considerado um banco médio, e que tende a sofrer mais no atual cenário econômico, pode ser bastante impactado por ser controlado pelo estado do Rio Grande do Sul, que passa por uma séria crise financeira.

Para conferir a agenda completa de resultados do quarto trimestre acesse a Agenda InfoMoney clicando aqui.

Continua depois da publicidade

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.