Governo quer criar novo imposto para distribuição de lucros e dividendos, diz Valor

A ideia havia sido incluída no texto de conversão da MP 694, sob relatoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Mas, na versão mais recente, o parlamentar optou por deixar o assunto de fora da pauta

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O governo apresentou ao Congresso uma proposta para alterar a cobrança de impostos sobre lucros e dividendos no caso de empresas que optam declarar pelo lucro presumido, mas também apuram resultados pela contabilidade tradicional. De acordo com reportagem publicada no jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (5), a ideia é tributar parte do lucro contábil das companhias, que muitas vezes chega a um resultado superior ao valor tributado previamente. Hoje, esses ganhos são distribuídos integralmente, sem cobrança de impostos.

A ideia havia sido incluída no texto de conversão da MP 694, sob relatoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Mas, na versão mais recente, o parlamentar optou por deixar o assunto de fora da pauta. Conforme o InfoMoney apurou, o aumento de IR sobre investimentos e distribuição de proventos ainda pode voltar ao relatório. Segundo fonte do gabinete do peemedebista, a saída do ministro Joaquim Levy da Fazenda fez com que o relatório fosse “zerado”, retirando o que havia sido incluído previamente, a partir de negociações feitas junto ao ex-titular da pasta.

Essa não é a única versão que circula em Brasília. Há quem acredite que o risco de a MP caducar teria forçado o experiente senador a apresentar um texto mais conservador. A sinalização vai de encontro com os interesses de membros da Receita Federal, que pressionam por uma elevação sobre boa parte das categorias de investimentos. Existe um entendimento de que Jucá colocará a pauta em negociação novamente, avaliará as pressões e elaborará um novo relatório, que pode voltar a trazer os pontos que ficaram de fora do último texto. O tempo, porém, joga contra.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também:

Carteira InfoMoney bateu Ibovespa em 8 pontos em janeiro; você já baixou?

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.