Petróleo e China pesam, Wall Street desaba e S&P 500 bate menor nível em 15 meses

Mais de 20 por cento das ações que compõem o S&P 500 tocaram os níveis mais baixos em 52 semanas; todos os principais setores do S&P 500 fecharam em forte queda.

Reuters

Publicidade

(Reuters) – Os principais índices acionários dos Estados Unidos sangraram nesta sexta-feira, com o S&P 500 chegando a recuar à mínima desde outubro de 2014, conforme as preocupações com os problemas econômicos da China aumentaram e os preços do petróleo caíram abaixo dos 30 dólares o barril.

O índice Dow Jones caiu 2,39 por cento, a 15.988 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 2,16 por cento, a 1.880 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 2,74 por cento, a 4.488 pontos. Na semana, o Dow caiu 2,2 por cento, o S&P 500 perdeu 2,2 por cento e o Nasdaq caiu 3,3 por cento.

A queda na sessão foi generalizada, e com o volume bastante alto de negócios. Mais de 20 por cento das ações que compõem o S&P 500 tocaram os níveis mais baixos em 52 semanas. Todos os principais setores do S&P 500 fecharam em forte queda.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice do setor de energia caiu 2,87 por cento, acompanhando as fortes baixas nos preços do petróleo, em parte devido a receios de desaceleração da economia chinesa, onde o mercado acionário também registrou forte queda. O setor de energia perdeu quase metade de valor após atingir máximas históricas no fim de 2014.

“Inicialmente, quando o petróleo estava em baixa, a fala conveniente era ‘bem, é positivo para os outros nove setores'”, disse o presidente-executivo da Longbow Asset Management, Jake Dollarhide. “Isso mudou. Agora, contagia os outros nove setores. É um contágio para a economia real e para Wall Street.”

O índice de tecnologia teve a maior perda do dia, de 3,15 por cento, com resultados fracos da Intel pesando nas ações de empresas do setor.

Continua depois da publicidade

Os principais índices acionários da China caíram mais de 3 por cento, aumentando as dúvidas sobre a habilidade de Pequim de conter a baixa que já chega a 18 por cento desde o início do ano.