19 das 57 empresas do Ibovespa estão valendo menos que o patrimônio líquido

Entre estas empresas, a em pior situação é a Gol, que apresenta uma relação negativa, já que o patrimônio líquido da empresa também é negativo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Das 57 empresas que fazem parte da carteira teórica do Ibovespa, 19 (ou exatamente um terço) valem menos que o seu patrimônio líquido, segundo levantamento da consultoria Economatica. Vale lembrar que o índice está composto por 63 ações de 57 empresas diferentes, isto por que algumas empresas têm mais de uma classe de ação na composição da carteira.

Quer saber onde investir em 2016? Veja no Guia InfoMoney clicando aqui!

Entre as 19 empresas, a em pior situação é a Gol, que apresenta uma relação negativa, já que o patrimônio líquido da empresa também é negativo. A segunda empresa com pior relação é a Gerdau Metalúrgica com 0,1 vezes, o que significa que o mercado paga por ela somente 10% do seu valor contábil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O setor de Energia elétrica, com quatro empresas, é o setor que tem mais representantes entre as empresas menos valiosas para o mercado, seguida pelo setor de Siderurgia com três empresas. Entre as 19 empresas menos valorizadas pelo mercado estão gigantes como Petrobras, com 35%, e Banco do Brasil, com 52%.

Já as outras 38 têm a relação de valor de mercado contra patrimônio líquido maior que um, o que significa que o mercado está pagando por essas empresas mais do que elas valem contabilmente. 

Entre as 20 empresas com melhor posicionamento, o setor melhor representado é o de Papel e Celulose com três empresas, seguido pelo setor de Abatedouros com duas empresas. A Natura é que tem o melhor resultado, com proporção de 12,2 vezes, enquanto a segunda colocada é a Lojas Americanas, com 11,4 vezes.

Continua depois da publicidade

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.