Os 5 assuntos para ficar de olho antes de operar nesta terça-feira

Divulgação do PIB do 3º tri, possível alteração da meta fiscal e outros assuntos que o investidor não pode deixar de acompanhar

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A bateria de importantes indicadores macroeconômicos que serão divulgados esta semana continua nesta terça-feira (1) com a divulgação do PIB. Além dele, saíram ontem à noite importantes dados da economia chinesa que ficarão no radar dos investidores. 

Veja os 5 assuntos para ficar de olho nesta terça:

1. Bolsas Mundiais
As bolsas asiáticas registraram leves ganhos na sessão desta terça-feira, com destaque para o japonês Nikkei, que subiu 1,34% e superou os 20 mil pontos. Hang Seng subiu 1,75% e Xangai teve alta de 0,36%, fechando com ganhos limitados com persistentes sinais de fraqueza da economia e preocupações com a liquidez freando qualquer bom humor gerado pela decisão do FMI (Fundo Monetário Internacional) de dar ao iuan o status de moeda de reserva.  A atividade industrial da China atingiu em novembro mínima de três anos: o PMI oficial divulgado pela Agência Nacional de Estatísticas da China chegou a 49,6 em novembro, leitura mais baixa desde agosto de 2012 e ante 49,8 no mês anterior. Já o Caixin ficou acima do esperado, a 48,6 pontos, ante estimativa de 48,6. Na Europa, o dia é de leves altas, de olho nos dados de emprego. O desemprego na Alemanha cai a 6,3% em novembro, menor nível desde reunificação, enquanto o PMI mostrou que a expansão da indústria da zona do euro atinge máxima de 19 meses mas ainda é fraca.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. PIB 
Hoje às 9h será divulgado o PIB brasileiro do terceiro trimestre de 2015. Segundo pesquisa da Reuters, a retração deve ser de 4,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. “É difícil visualizar melhora nos fundamentos da economia brasileira, mesmo com o uso de binóculos poderosos”, economistas da MCM Consultores afirmaram em relatório. Na comparação trimestral, a mediana das expectativas dos analistas se encontra em uma queda de 1,2% da atividade. 

3. PMIs da China
A lista de indicadores importantes do dia traz ainda o Purchasing Managers Index da indústria e de serviços da China, medidos pela Caixin/Markit. Os dados de novembro foram apresentados na segunda-feira, às 23h45 (horário de Brasília). O PMI de manufaturas de novembro ficou em 49,6 pontos, ao passo que o PMI de serviços ficou em 53,6 pontos. Em outubro, o PMI da indústria ficou em 48,3 pontos e o de serviços bateu 52 pontos. Vale lembrar que resultados superiores a 50 pontos indicam aceleração, ao passo que números mais baixo refletem contração. 

4. Alteração do superávit
O governo tentará fazer uma emenda para alterar a meta de superávit primário de 2015, que atualmente está em 0,7% do PIB. Como está, os economistas acreditam que atingir a meta é impraticável. Legalmente, o governo teria de cortar R$ 105 bilhões, sendo que o que podia ser cortado por ser gasto discricionário foi mesmo o valor bloqueado por Dilma, de R$ 10 bilhões.

Continua depois da publicidade

5. Cunha no Conselho de Ética
O Conselho de Ética da Câmara deve votar hoje o parecer do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), pela continuidade do processo que investiga o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O deputado é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter mentido na CPI. 

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.