Os 5 assuntos para ficar de olho antes de operar nesta sexta-feira

Novidades no caso André Esteves, volta dos EUA após feriado e os demais assuntos que o investidor não pode perder hoje

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa teve uma leve alta ontem, mas o dia promete ser bastante movimentado hoje em meio aos dados chineses e novidades sobre a Lava Jato. Nesta sexta-feira (27), as bolsas norte-americanas reabrem por tempo limitado, o que deve trazer algum incremento no volume. Além disso, o mercado segue de olho no comportamento dos mercados internacionais.

Veja os cinco assuntos mais importantes desta sexta:

1. Bolsas mundiais
As bolsas chinesas recuaram mais de 5% nesta sexta-feira em sua maior queda diária desde a forte desvalorização vista em agosto, após a Reuters noticiar que o regulador do mercado acionário ampliou sua investigação sobre corretoras para incluir a quarta maior do país e após dados mostrarem queda do lucro industrial. Commodities e moedas emergentes também caem. O índice de Xangai recuou 5,48%, para 3.436 pontos e Hang Seng caiu 1,87%. O dia também é de baixa para os mercados europeus, seguindo a Ásia. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Novidade no caso André Esteves
O banqueiro André Esteves deixou ontem à noite a sede da Polícia Federal (PF), no centro do Rio, rumo ao presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte da cidade, onde continuará preso. Antes, porém, ele passou pelo Instituto Médico Legal (IML), para fazer exame de corpo de delito. A transferência do banqueiro da sede regional da PF, onde estava preso desde ontem (25), foi determinada na noite de quinta-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.

3. EUA têm duas horas a menos de pregão
Após o feriado de Dia de Ação de Graças, as bolsas norte-americanas reabrem nesta sexta, mas terão o tempo de negociação reduzido. Em vez de fechar às 19h (horário de Brasília) como de costume, elas encerrarão o pregão às 16h. Ou seja, das 10h às 12h30 e depois das 16h às 17h15, a Bovespa estará aberta sem a presença dos investidores estrangeiros, que, como se sabe, respondem por nada menos do que 52% do volume negociado na nossa Bolsa.  

4. Orçamento sob risco
O mercado também segue de olho nos efeitos da prisão de Delcídio do Amaral e como isso pode agravar a situação do governo. O cenário é de incerteza doméstica diante das
preocupações com atraso da mudança da meta de 2015 após prisão de Delcídio, que coloca orçamento em risco. Em depoimento à PF, o senador afirmou que ofereceu ajuda à Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras, por “questão humanitária”. 

Continua depois da publicidade

5. Dados do BC
O Banco Central divulga hoje relatório de crédito de outubro com total de empréstimos do mês e taxa de inadimplência do consumidor às 10:30. Túlio Maciel, chefe do departamento econômico do BC, comenta o relatório às 11:00.

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.