Apesar de queda das commodities, Ibovespa Futuro tem leve alta seguindo ADRs no feriado

Preocupações com a China e com a oferta de petróleo ofuscam otimismo pós-feriado, que envolve resultado das eleições na Argentina

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em alta nesta segunda-feira (23), seguindo o comportamento dos ADRs (American Depositary Receipts) brasileiros no feriado. No cenário internacional, a vitória do candidato pró-mercado Maurício Macri na Argentina gera expectativa de liberalização da economia. Enquanto isso, os preços de commodities caem, especialmente os do petróleo depois da Venezuela dizer que o barril pode ir a US$ 20 se a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não agir para estabilizar o mercado.  

Às 9h08 (horário de Brasília), o contrato futuro do Ibovespa para dezembro subia 0,19%, a 48.815 pontos. Já o dólar futuro para o mesmo mês tinha leve alta de 0,09% a R$ 3,734. 

Também tinha algum peso por aqui o Relatório Focus, com a mediana das projeções de diversos economistas, casas de análise e instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos. A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2015 oscilou de uma retração de 3,10% para uma de 3,15%. Já no caso do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o medidor oficial de inflação utilizado pelo governo, as projeções são de que haja um avanço de 10,33% este ano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda no Brasil, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse querer rever subsídio que não gera resultados e que o investidor estrangeiro quer definições sobre o País. Entre as preocupações dos “gringos” estariam quando Brasil vai garantir o orçamento de 2016 e também a visão de médio e longo prazo. “O País não pode ter gasto crescendo mais que o PIB sistematicamente”, disse. Para ele, o investidor quer saber se Brasil só vai aumentar imposto ou se fará reformas, como a da Previdência. 

Cenário externo
As bolsas mundiais têm um dia de leves quedas, assim como os preços das commodities têm baixa; o barril do brent cai mais de 2%, com preocupações globais sobre um excesso de oferta global do petróleo. Além do petróleo, as commodities metálicas também registram desvalorização com investidores receosos de que a mudança da China para a economia de serviços reduza a demanda por metais. 

Os mercados chineses tiveram baixas nesta segunda-feira, com o setor de telecomunicações liderando as perdas e os investidores permanecendo cautelosos antes de uma nova onda de listagens na bolsa. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,56% para 3.753 pontos.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o dia é de leves quedas nas bolsas europeias, de olho nos comentários do Federal Reserve sobre política monetária. Segundo o presidente do Fed de San Francisco, John Williams, o banco central norte-americano, e outros bancos centrais globais precisam considerar novos instrumentos de estímulo para lidar com o que podem ser, de maneira permanente, as taxas de juros mais baixas em todo o mundo, disse ele no sábado. Porém, para ele, há um forte argumento para o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) começar a elevar as taxas de juro de curto prazo em dezembro, se continuarem sendo divulgados dados positivos sobre a economia americana.

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura.