Entenda por que o horário de verão vai afetar a vida do investidor a partir de segunda

Mudança de horário aqui no Brasil irá aumentar o "delay" entre a Bovespa e Wall Street, o que pode elevar a volatilidade dos negócios nos primeiros 90 minutos de pregão

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na meia-noite de sábado para domingo tem início no Brasil o horário de verão, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. Apesar da Bovespa não realizar nenhuma alteração em relação ao horário de negociação – pelo menos por enquanto -, o novo horário em relação aos outros países pode trazer uma maior volatilidade ao mercado acionário brasileiro.

Com o horário de verão, o Brasil passa a ficar duas horas atrás do horário universal GMT (Londres) e duas horas a frente da costa leste dos EUA, onde ficam Nova York e Washington. Ou seja, as bolsas norte-americanas, que costumavam abrir às 10h30 no horário de Brasília – 30 minutos após a abertura da Bovespa -, passam a ter início somente às 11h30.

Esse “delay” de 90 minutos entre a abertura da Bovespa e da NYSE (New York Stock Exchange) pode propiciar uma maior volatilidade no mercado. Isso se explica pelo fato dos estrangeiros responderem por uma significativa participação no volume de negócios brasileiro, por isso que enquanto eles estiverem de fora o mercado local perderá uma boa parcela de compradores e vendedores.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Analistas explicam que os investidores tendem a aguardar para ver como o mercado vai abrir no exterior antes de tomar posições na Bovespa. Isso ocorreu porque há um grande risco de se tomar uma posição muito forte na bolsa brasileira antes da abertura nos EUA, podendo ficar no “sentido contrário” ao do movimento geral das ações. 

Com isso, esse período a mais de diferença entre a nossa abertura e a dos EUA aumenta a cautela principalmente dos investidores que estão fora do Brasil. Dessa forma, a aceleração do volume que ocorre depois da abertura lá fora fica “atrasada”.

Veja as mudanças das bolsas internacionais com a mudança do horário de verão (todos no horário de Brasília):

Continua depois da publicidade

Bolsa de Xangai: das 23h30 às 5h30.

Bolsa de Tóquio: das 22h às 4h.

Bolsa de Londres e de Frankfurt: das 5h às 13h30.

Bolsa de Buenos Aires: das 12h às 18h.

Bolsa de Nova York: das 11h30 às 18h.

Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.