Ibovespa Futuro interrompe rali com dado fraco na China e espera no front político

Dia é agitado pela espera por pedido de impeachment e pela queda das bolsas mundiais e das commodities em meio a mais dados fracos da economia chinesa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em baixa nesta terça-feira (13), interrompendo um rali de 9 pregões seguidos em alta e 12% de ganhos. O motivo é a decepção nos mercados globais com os dados da Balança Comercial chinesa, que mostraram uma queda de 20% nas importações do país em setembro. Por aqui, a oposição apresentará hoje o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff realizado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal. 

Às 9h08 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para fevereiro caía 1,90%, a 48.500 pontos. Já o dólar futuro para novembro apresenta alta de 1,01% a R$ 3,832. 

O PSDB anexará hoje ao pedido de impeachment feito pelos juristas, Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal com considerações do procurador do TCU (Tribunal de Contas da União), Júlio Marcelo Oliveira, pedindo investigação de atraso no repasse aos bancos públicos ocorrido em 2015, segundo a coluna Painel da Folha de S. Paulo. Cunha deve esperar análise do corpo técnico da Câmara e despachar o pedido na quinta, de acordo com o colunista do jornal o Globo, Lauro Jardim. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao mesmo tempo, o governo está dividido se tenta acordo com Cunha ou parte para o ataque, de acordo com Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo. O Planalto dá como certo que processo será deflagrado nesta semana, mas a reação dependerá se Cunha vai aceitar ou rejeitar pedido de impeachment. Caso o presidente da Câmara dê seguimento ao processo, governo ameaça pedir sua cassação, diz o Globo. O PT já entrou com mandado de segurança no STF contra o rito definido por Cunha e estuda recorrer ao Supremo se o pedido for aceito.

Também tinha algum peso por aqui o Relatório Focus, com a mediana das projeções de diversos economistas, casas de análise e instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos. A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2015 oscilou de uma retração de 2,85% para uma de 2,97%. Já no caso do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o medidor oficial de inflação utilizado pelo governo, as projeções são de que haja um avanço de 9,70% este ano.

Cenário externo
As bolsas chinesas fecharam sem direção comum nesta terça-feira após dados do comércio do país em setembro deixarem os economistas divididos sobre se o setor está mostrando sinais de virada. As ações globais recuam, interrompendo rali de nove dias, após importações na China caírem mais que o previsto. 

Continua depois da publicidade

As exportações da China caíram menos do que o esperado em setembro, com os dados mensais mostrando recuperação, mas uma queda mais forte nas importações deixou economistas divididos sobre se o setor comercial do país está mostrando sinais de recuperação. As exportações caíram 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, contra queda de 6,3% projetada por economistas em pesquisa da Reuters e recuo de 5,5% em agosto.

Entretanto, as importações por valor total caíram pelo 11º mês seguido, perdendo mais de 20% em setembro na comparação anual devido aos preços fracos de commodities e à demanda doméstica fraca, o que continuará a complicar os esforços de Pequim para conter a deflação. Economistas esperavam queda de 15%, após declínio de 13,8% no mês anterior.

Na Europa, o índice de expectativas econômicas da Alemanha caiu para 1,9 em outubro, de 12,1 em setembro, segundo dados divulgados hoje pelo instituto alemão ZEW. O resultado veio bem abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam recuo menor do indicador, a 6,9. O índice de condições atuais do ZEW, por sua vez, recuou para 55,2 neste mês, de 67,5 em setembro. Também neste caso, a previsão dos analistas era de queda menos acentuada do índice, para 64,7.

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura.