Dados abaixo do esperado na Europa e nos EUA fazem bolsas mundiais subirem

Expectativa é que Fed adie alta de juros após dados de emprego e que Europa possa adotar mais estímulos após dados fracos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O dia é de forte alta para as bolsas mundiais, que sustentam 4º dia de rali no exterior e dólar se enfraquece contra maioria das demais moedas ainda
refletindo perspectiva de adiamento da alta dos juros do Federal Reserve após os dados de emprego. As commodities como petróleo e cobre se valorizam.

As bolsas europeias sobem forte, com principais índices ganhando entre 2% e 3%, ainda refletindo dados abaixo do previsto de emprego e pedidos às fábricas, divulgados na sexta. O S&P futuro também sobe.

Os dados compilados pela Bloomberg mostram que mercado precifica mais de 50% de chances de alta da taxa do Fed apenas para março; para próximo FOMC, apostas são de
apenas 8%; já Mohamed El-Erian vê 50%-50% de probabilidade em dezembro.

Continua depois da publicidade

Além disso, dados também mostram crescimento fraco na Europa, apontando para potenciais novos estímulos pelo BCE. Em destaque, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu para 53,6 em setembro, de 54,3 em agosto, segundo dados finais publicados hoje pela Markit Economics. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires e também da prévia de setembro, que eram de 53,9 em ambos os casos.

No noticiário corporativo, as ações da trader de commodities e mineradora Glencore avançavam nesta segunda-feira com a esperança de investidores de que a empresa esteja levando adiante seus planos de cortar dívida com a venda de uma fatia em ativos de agricultura.

O preço da ação da Glencore caiu mais de 60 por cento neste ano, afetado por um colapso dos preços globais de commodities durante o último ano e pelo nervosismo do mercado sobre a capacidade da mineradora de pagar sua pesada dívida.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters e Bloomberg)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.