ETF despenca 17% em Nova York após rumores de novo downgrade do Brasil

Conhecido por seu alto nível de alavancagem e risco, o BRZU busca retorno de três vezes o índice MSCI Brasil; papel foi penalizado pela forte especulação sobre um possível rebaixamento de rating do Brasil pela Fitch

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Se a queda de 2,65% do Ibovespa assustou muitos investidores nesta sexta-feira (18), o movimento apresentado por um ETF fortemente atrelado ao desempenho dos papéis brasileiros certamente trouxe reações também muito negativas para muitos apostadores do mercado financeiro. A partir desta sessão, os investidores darão atenção redobrada para a agência de classificação de risco Fitch e também a Moody’s.

Os rumores de que, depois da Standard & Poor’s retirar o grau de investimento do país, outra agência provoque um downgrade trouxeram ainda mais volatilidade para o BRZU, um papel de índice de alta alavancagem negociado na Nyse, que busca promover retorno três vezes o índice MSCI Brasil (Morgan Stanley Capital International).

O ETF terminou o dia com queda de 16,81%. Pelo fato de estar atrelado a um desempenho mais ousado, o papel é mais exposto a volatilidade. O volume negociado foi de US$ 190.437, acima da média dos últimos três meses, de US$ 134.872.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.