Japão dispara 7,7% e tem maior alta diária desde 2008; bolsas mundiais estendem ganhos

Nikkei tem sua maior alta diária desde a crise de 2008 impulsionado por estabilização chinsesa e diminuição de impostos por Shinzo Abe

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários asiáticos fecharam em alta nesta quarta-feira (9). Os mercados na China se estabilizaram e as ações japonesas marcaram sua maior alta em um único dia desde o auge da crise financeira de 2008. O índice Nikkei disparou e fechou com alta de 7,7%, reanimado pelas esperanças de cortes de impostos corporativos.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que o governo mira a diminuição da taxa de imposto corporativo em 3,3 pontos percentuais acumulados em dois anos a partir do próximo ano fiscal, que se inicia em abril de 2016.

Já as ações chinesas subiram ainda em meio a expectativas de novos estímulos do governo para evitar um pouso forçado no crescimento do país depois da queda maior do que o esperado nas importações do país. “Com muitos mercados tendo passado por quedas pesadas nas últimas semanas, o rali desta quarta-feira, como o de terça-feira à noite nos Estados Unidos, representa uma recuperação especulativa”, disse o diretor administrativo da White Funds Management em Sydney, Angus Gluskie.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O mercado permanecerá suscetível a um retorno ao território negativo até que vejamos sinais de algumas melhoras das causas originais da fraqueza, que são predominantemente preocupações com o crescimento da China”, acrescentou.

Europa e EUA
Seguindo os ganhos na Ásia com a estabilização dos mercados chineses, os índices das bolsas europeias e os futuros dos Estados Unidos sobem nesta quarta. Os futuros do Dow Jones e do S&P 500 registram ganhos de 1,13% a 16.638 pontos e 1,03% a 1.986 pontos, respectivamente.  

No entanto, os dados no velho continente não foram tão positivos assim. A produção industrial do Reino Unido caiu 0,4% em julho ante junho, segundo dados publicados hoje pelo Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam ligeiro aumento de 0,1%. Em relação a igual mês do ano passado, a produção industrial britânica avançou 0,8% em julho, também vindo abaixo da projeção do mercado, de alta de 1,5%.

Continua depois da publicidade

No mercado de commodities, o barril do petróleo Brent cai 1,13% a US$ 50,65.