Wall Street fecha em queda após dados de emprego mistos

A volatilidade envolvendo a primeira alta de juros nos EUA em quase uma década somou-se a preocupações entre investidores sobre a desaceleração da economia chinesa e recente onda de vendas no mercado

Reuters

Publicidade

As bolsas nos Estados Unidos caíram mais de 1 por cento nesta sexta-feira, depois da divulgação de um relatório misto de empregos em agosto não ter dissipado a incerteza de investidores sobre a possibilidade de o Federal Reserve, o banco central norte-americano, aumentar as taxas de juro neste mês.

O indicador Dow Jones recuou 1,66 por cento, a 16.102 pontos, enquanto o S&P 500 teve queda de 1,53 por cento, a 1.921 pontos. Já o índice de tecnologia Nasdaq perdeu 1,05 por cento, a 4.684 pontos.

A volatilidade envolvendo a primeira alta de juros nos EUA em quase uma década somou-se a preocupações entre investidores sobre a desaceleração da economia chinesa e recente onda de vendas no mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Os mercados estão confusos. Foi um relatório de empregos ok, mas há uma preocupação com a China entrando neste fim de semana”, disse o vice-presidente de investimentos da Huntington Trust, John Augustine, em Columbus, Ohio.

A economia dos EUA criou 173 mil vagas no mês passado, aquém das 220 mil esperadas por economistas consultados pela Reuters. Mas a taxa de desemprego caiu para 5,1 por cento, a mais baixa em mais de sete anos, enquanto os salários aceleraram.

Muitos investidores leram os dados como sinais contraditórios sobre a urgência para o Fed elevar os juros.

Continua depois da publicidade

Taxas de juros próximas de zero permitiram que o mercado de ações dos EUA quase triplicasse desde a crise financeira. Muitos em Wall Street esperam que a recente turbulência dos mercados globais e as preocupações sobre a economia da China levem o Fed a adiar o aumento dos juros quando se reunir nos próximos dias 16 e 17.