Fim do feriado chinês marcará “teste de fogo” das bolsas semana que vem; entenda

Feriado deixará semana mais curta, mas China não deixará mercado descansar da volatilidade

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A próxima semana será mais curta com feriado no Brasil e Estados Unidos na segunda-feira (4), mas a volatilidade que vem acompanhando os mercados não deve dar trégua, com a China voltando ao centro das atenções depois da pausa na quinta e sexta-feira.

A próxima semana começará com um teste para os mercados com a retomada da Bolsa de Xangai à ativa. O mercado especula que a China possa reduzir seu apoio ao mercado de ações depois de forte intervenção na semana passada. Fontes disseram à Bloomberg que as autoridades locais estavam tentando estabilizar os ativos antes do feriado militar do dia 3 de setembro, quando foi celebrado o 70° aniversário da vitória sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial.

Depois de dois dias de susposto alívio nos mercados, fica a grande dúvida do que pode acontecer na China na segunda-feira. Não apenas por expectativa de como o governo de lá deve se mover, mas pelos dados que serão divulgados no gigante asiático, disse o economista Jason Vieira, da Infinity Asset Management. Por lá, sairão dados da balança comercial referente ao mês de agosto, que apesar de uma redução nas importações e exportações, deve mostrar uma melhora. “Se vier melhor, isso trazer um efeito positivo, mitigando um cenário de tensão com a volta do mercado por lá, já que vai apontar que de alguma maneira a desvalorização do yuan foi positiva para a economia do país”, comentou. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Pelo contexto da semana, não devemos descansar da volatilidade”, destacou Vieira, lembrando que, além da China, outros dados econômicos devem ser acompanhados e contribuirão para ditar o humor dos investidores. 

“A China deverá ser acompanhada com cuidado, mas a questão política e dados da economia brasileira também devem ser olhados com atenção”, lembrou o economista André Muller, da Quest Investimentos. Nos Estados Unidos, a agenda mostra-se mais fraca após Relatório de Emprego divulgado hoje mostrar criação de emprego abaixo do esperado, mas taxa de desemprego melhor do que o previsto.

No Brasil, os olhos se voltarão para os desdobramentos dos rumores sobre o descontentamento de Joaquim Levy, ministro da Fazenda, com o comando da política econômica. O ministro deve retornar ao longo da semana de viagem à Turquia, Espanha e França. O mercado vai checar se manifestações de apoio ao ministro vão se materializar em sustentação às suas políticas. Além disso, dados econômicos de inflação e a divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária) serão monitorados com atenção.

Continua depois da publicidade

Confira os principais destaques da agenda da próxima semana: 

Ata do Copom
Na quinta-feira, o mercado ficará de olho na ata do Copom, que deve dar sinalizações sobre os próximos passos do Banco Central. Na reunião desta semana, o Copom manteve a Selic em 14,25% ao ano, indo em linha com a expectativa do mercado, apesar da disparada do dólar e de deterioração fiscal. Para o Credit Suisse, a ata provavelmente discutirá a recente deterioração do balanço de riscos para a inflação. 

IPCA
No mesmo dia, o IBGE divulgará a IPCA para agosto. O Credit Suisse prevê inflação de 0,21% no mês passado, inferior ao IPCA-15 de agosto (0,43%) e o IPCA de julho (0,62%). Um resultado compatível com a inflação ao consumidor entre janeiro e agosto, alcançando 7,1% – o segundo maior patamar para a inflação nesse período desde o início do regime de metas inflacionárias. 

“Novo” Ibovespa
Passa a vigorar na próxima terça-feira a nova carteira teórica do Ibovespa. A terceira e última prévia divulgada nesta sexta-feira mostrou a inclusão das ações da Raia Drogasil (RADL3) e Equatorial (EQTL3), e a saída de Marcopolo (POMO4), Eletrobras PN (ELET6), Duratex (DTEX3) e Gafisa (GFSA3). 

Outros indicadores: 

Balança comercial chinesa
A China divulgará dados da balança comercial do mês de agosto. O mercado espera retração de 5% nas exportações na comparação anual, contra queda de 8,3% no resultado anterior. Já as importações devem recuar em 6%, ante queda de 8,1%.

PIB da zona do euro
O PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro será revelado na terça-feira. A expectativa do mercado é de crescimento de 1,2% no segundo trimestre, estável na comparação com o mesmo período de 2014.  

Para conferir todos os eventos da semana, veja a agenda InfoMoney clicando aqui.