Turbulência volta a Wall Street e índices caem 3% após dados fracos da China

O S&P 500 está 10 por cento abaixo da máxima histórica alcançada em maio, com a perspectiva de desaceleração do crescimento global e uma iminente alta de juros nos EUA

Reuters

Publicidade

A turbulência voltou ao mercado acionário dos Estados Unidos nesta terça-feira, após um breve interregno, com a renovação das preocupações sobre a economia da China levando os principais índices acionários norte-americanos a recuarem quase 3 por cento e intensificando receios de uma queda prolongada.

O índice Dow Jones caiu 2,84 por cento, a 16.058 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 2,96 por cento, a 1.913 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 2,94 por cento, a 4.636 pontos.

O S&P 500 está 10 por cento abaixo da máxima histórica alcançada em maio, com a perspectiva de desaceleração do crescimento global e uma iminente alta de juros nos EUA cerceando uma forte tendência positiva que levou o índice a subir mais de 200 por cento desde a crise financeiras em 2009.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A queda registrada pelo S&P 500 na terça-feira foi a pior desde 24 de agosto, quando o índice recuou 3,94 por cento.

“O fato de termos caído em agosto em uma magnitude maior do que tínhamos visto em muitos anos acionou alguns alarmes”, disse o diretor-gerente da Beam Capital Management LLC, Mohannad Aama. “A manutenção da incerteza sobre a China está definitivamente aumentando as preocupações”.

O setor industrial da China encolheu no ritmo mais forte em três anos em agosto. Outro dado mostrou que o crescimento nas fábricas dos EUA desacelerou no mês passado para o ritmo mais fraco em mais de dois anos.

Continua depois da publicidade

Acrescentando ao nervosismo, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que o crescimento econômico global provavelmente será mais fraco do que o previsto há poucos meses.

Os dados fracos levaram os preços do petróleo a caírem mais de 7 por cento, interrompendo série de três sessões de ganhos, e também contribuíram para a redução das expectativas de alguns investidores de que o Federal Reserve, banco central dos EUA, eleve a taxa de juros este mês.

O índice de energia do S&P 500 caiu 3,7 por cento, com as ações da Exxon perdendo 4,19 por cento.

O índice do setor financeiro recuou 3,5 por cento, com os papéis do Citigroup recuando 4,75 por cento.

No ano, o Dow Jones e o Nasdaq acumulam perdas de 9,9 por cento, enquanto do S&P 500 tem queda de 7,10 por cento.