Pânico global faz seguro contra calote do Brasil saltar para máxima desde 2009

CDS brasileiro de cinco anos pulou para 353,69 pontos básicos em meio à onda de liquidação global, motivada por preocupações com a economia chinesa

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O CDS (Credit Default Swap) do Brasil, o seguro contra calote dos títulos brasileiros, atinge nesta segunda-feira (24) o maior patamar desde 2009, afetados pela onda de liquidação global, motivada pela preocupação com o rumo da economia da China. O nervosismo atinge, principalmente, os países emergentes, como o Brasil, que vê o Ibovespa afundar nesta sessão, enquanto o dólar atinge patamares ainda mais elevados.

Diante disso, o CDS para cinco anos pulou para 353,69 pontos básicos, segundo dados da CBIN compilados pela Bloomberg. Esse é o nível mais elevado desde março de 2009.

O movimento ocorre com a contaminação dos temores sobre a economia chinesa se espalhando no mundo, com bolsas e commodities despencando. Hoje, a bolsa chinesa despencou 8,5%, apagando os ganhos do ano e após chegar a acumular valorização de 60% em meados de junho. Por aqui, o Ibovespa chegou a cair 6,5% na mínima do dia, mas tem recuperação e recua às 13h40 (horário de Brasília) 1,85%, a 44.875 pontos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.