Petrobras, bancos, recompras e mais 6 notícias no radar desta terça-feira

Confira os principais destaques corporativos desta manhã

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O noticiário corporativo aparece mais calmo nesta terça-feira, com o fim oficial da temporada de balanços do segundo trimestre. Nos destaques, a Petrobras informou a aprovação pelo conselho de administração da companhia da oferta de 25% da BR Distribuidora em comunicado enviado ao mercado na noite da última segunda-feira (17). O comunicado refere-se à reunião do último dia 6 de agosto

O presidente do conselho, Murilo Ferreira, votou contra o pedido de registro de companhia aberta e registro de oferta pública da BR Distribuidora, “pontuando, entre outras questões, que sua visão tática é diferente, entendendo haver ainda alguns passos a cumprir ou pelo menos tentar cumprir antes de uma decisão final”. O representante dos funcionários no Conselho, Deyvid Bacelar, também votou contra e o conselheiro Guilherme Affonso Ferreira apresentou ressalva de que não estava aprovando a operação de abertura de capital nos moldes propostos, mas apenas o prosseguimento do processo.

Bancos
No radar dos bancos, segue o relatório da senadora Gleisi Hoffmann, que sugere alíquota mais alta para a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) cobrada das instituições financeiras. A senadora estabelece uma cobrança de 23% para bancos, contra aumento de 15% para 20% proposto anteriormente. Hoje, a Gleisi lerá seu relatório em Comissão Mista, no início da tarde, mas sua equipe já conta com um pedido de vista, levando a votação das medidas para a semana seguinte. Pessoas próximas à discussão afirmam que o assunto deverá ser amplamente debatido. Ontem, as ações de bancos aceleraram as perdas na reta final do pregão, diante das expectativas em torno da reunião da comissão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, uma notícia boa, é que os bancos podem ficar de fora da proposta de reforma das contribuições do PIS e da Cofins, que prevê aumento das alíquotas para todos os setores da economia, segundo informações do jornal O Globo. Com isso, os bancos devem permanecer no regime cumulativo com desconto custo de captação de PIS/Cofins e com alíquota de 4,65%, enquanto os demais setores da economia devem ir para o regime não cumulativo com taxa acima de 11%. 

Siderúrgicas
O Inda (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço) divulga os dados do setor referente ao mês de julho. No mês passado, a presidente da entidade, Carlos Loureiro, disse que neste ano a queda das vendas da rede de distribuição deverá ser superior a 12% na comparação com 2014. O nível de vendas em junho em 2015 foi o pior em sete anos, mais baixo do que o registrado na crise de 2009.

Lojas Renner
O Citi reiterou recomendação de manutenção na Lojas Renner (LREN3), apesar da recente realização dos papéis na Bolsa. Mesmo com os resultados mais fortes do que o esperado no segundo trimestre e a queda de 15% das ações desde o pico deste ano, os analistas acreditam que o momento não é adequado para investimentos em itens discricionários. 

Continua depois da publicidade

Aliansce 
A Aliansce (ALSC3) aprovou programa de recompra de até 3,25 milhões de ações ordinárias, ou 2% do total de ações em circulação no mercado, pelo prazo de um ano.

Multiplus
No mesmo caminho, a Multiplus (MPLU3) anunciou programa de recompra de até 226 milhões de ações ordinárias, que representam cerca de 0,5% do total de ações em circulação. O prazo máximo da recompra é de um ano, encerrando-se em 17 de agosto de 2016. 

EzTec 
A EzTec (EZTC3) atrai investidor estrangeiro com Brasil barato, disse o diretor financeiro da construtora, Emilio Fugazza, em entrevista à Bloomberg. Segundo ele, estrangeiros veem Brasil barato em dólar e acreditam que o País está fortalecendo instituições e será forte novamente. “O nosso desespero é que o governo olhe para dentro da economia real, pare de discutir bobagem e veja que estamos vivendo uma paralisia”, disse. 

Gol
A Comissão do Senado recomenda abertura de 100% do capital das empresas do setor aéreo ao capital estrangeiro, hoje limitada em 20%. Se aprovado na comissão de especialistas, o anteprojeto será transformado em projeto de lei a ser analisado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. 

Rossi
A Rossi (RSID3) elegeu Fernando Miziara Cunha como diretor financeiro e de relação com investidores.  

Vigor
A Vigor (VIGR3) informou que sairá do Novo Mercado mesmo que não feche o capital.