Por que o PIB dos EUA abaixo do esperado fez o mercado ver os juros subindo em setembro?

Fato: a economia norte-americana está se recuperando e o 1º trimestre fraco foi um efeito não recorrente; Interpretação: o PIB vai fazer os americanos subirem os juros em setembro

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de resultados melhores do que o esperado em empresas gigantes como Ambev (ABEV3) e Vale (VALE3; VALE5) e um decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) quase afirmando com todas as letras que o ciclo de aumento dos juros acabou, todo investidor esperava um dia de alta na Bolsa hoje. No entanto, uma abertura em queda das bolsas dos Estados Unidos ficou no meio do caminho do dia “bullish” (de alta) que se desenhava. 

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu 2,3% no segundo trimestre de 2015, provando que o fraco desempenho do primeiro tri veio mesmo apenas por questões sazonais. Com isso, as análises de diversos gestores e analistas ao redor do globo foi de que o Fomc (Federal Open Market Comittee), que deixou a janela aberta para elevar os juros na reunião de setembro, agora tem tudo para seguir esta hipótese. Nunca deixa de ser importante lembrar que um aumento nas taxas dos EUA elevaria a rentabilidade dos títulos da dívida da maior economia do mundo, o que geraria uma queda generalizada no apetite por risco nos mercados financeiros mundiais. 

No entanto, algumas pessoas com bastante conhecimento do mercado discordam desta visão, e tem motivos de sobra para isso. Um exemplo são os analistas independentes donos do site WhatsCall, Flávio Conde e Pedro Galdi. “Não concordo com a análise dos sites americanos que o PIB de 2,3% colocou o Fed para aumentar juros em setembro. Isso é conversa de gestor e analista para jornalista cair e realizar suas posições com lucro no mercado de títulos americanos”, afirmam os dois analistas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um motivo citado para este ceticismo é o fato de que por mais que a expansão da economia norte-americana prove que o país está se recuperando com força, o resultado acabou, na verdade, ficando abaixo das expectativas dos analistas. A pesquisa do site Briefing Investor deixava como consenso de mercado um PIB crescendo 2,5% enquanto Conde e Galdi citam outra pesquisa, que mostrava este número em 2,8%. 

“Os Juros futuros americanos devem recuar e dólar cair ao longo do dia nos mercados internacionais”, dizem os analistas. “O dólar no Brasil pode perder força apesar de ter começado em alta”, completa.

Estrategista-chefe da XP Investimentos, Celson Plácido diz que o movimento da Bolsa mostra o quanto o mercado está volátil e com fome de notícias. No entanto, ele ressalva que a equipe de análise da corretora continua acreditando em um aumento de juros só em dezembro. “O pessoal vendido está com receio de que haveria elevação, mas acho estranho mesmo este movimento”, afirma. 

Continua depois da publicidade

Ou seja, a Bolsa está operando em queda hoje por conta das indicações lá fora, mas pode ser que este não seja um movimento tão bem fundamentado assim. Estaríamos entrando novamente no campo da irracionalidade do mercado, que muitas vezes reage a notícias antes de interpretá-las com mais atenção.