Xangai sobe 3,5% após intervenção do governo; bolsas têm cautela à espera do Fomc

Após uma queda dramática, o regulador do mercado de capitais chinês anunciou investigações em incidentes de "dumping" de ações e prometeu comprar papéis para acalmar o mercado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As ações chinesas tiveram retomada de 3,47 por cento nesta quarta-feira à medida que os últimos esforços de Pequim para sustentar os valores restauraram um pouco de estabilidade ao volátil mercado acionário do país.

Os demais mercados se voltam ainda para a decisão do Fomc (Federal Open Market Committee). A perspectiva é de que a autoridade monetária americana ressalte  o crescimento da economia dos EUA e o fortalecimento do mercado de trabalho, conforme prepara o terreno para um possível aumento de juros em setembro. Assim, o dia é de cautela para a maior parte das bolsas asiáticas e europeias, que também olham para os dados corporativos. 

No noticiário grego, o primeiro-ministro  Alexis Tsipras disse que seu governo não implementará medidas de reforma além daquelas que acertou com seus credores em cúpula da zona do euro neste mês. Vale ressaltar que o mercado acionário do país  não vai reabrir nesta quarta-feira porque autoridades ainda estão esperando decreto ministerial para retomar as operações, disse uma autoridade sênior do órgão regulador de mercados de capitais do país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 

Voltando à China, após uma queda dramática de mais de 8 por cento nas ações na segunda-feira, o regulador do mercado de capitais do país anunciou investigações em incidentes de “dumping” de ações e prometeu comprar papéis para acalmar o mercado, enquanto o banco central sinalizou para mais afrouxamento da política monetária.

   

Continua depois da publicidade

Isso ocorreu depois de medidas nas últimas nas quais as autoridades proibiram acionistas com grandes participações de sair de suas posições e emitiram uma série de alertas contra vendas a descoberto, ou apostas em quedas em seu mercado doméstico de ações “classe A”.

   

“A possibilidade para que as ações A recuperem-se no próximo mês é bastante grande dada que a liquidez é boa agora no mercado e a capacidade de venda a descoberto foi em grande parte contida”, disse o analista da Haitong Securities Zhang Qi.

Continua depois da publicidade

   

O índice de Xangai quebrou uma sequência de três dias de quedas, encerrando o pregão com alta de 3,5 por cento, e o índice CSI300 das maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen saltou 3,1 por cento.

   

Publicidade

A renovada volatilidade nesta semana levantou questões sobre como Pequim pode se desembaraçar da série de medidas de apoio que aplicou ao mercado acionário.

  

Alguns investidores estrangeiros dizem que a intervenção estatal pesada também atrasou os planos de liberalização do mercado no centro da agenda de reformas econômicas da China.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters) 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.