Após revisar o Brasil, S&P corta perspectiva de rating dos 3 maiores bancos do País

No total, foram 11 instituições financeiras, incluindo ainda o BNDES, Caixa Econômica e a BM&FBovespa

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após rebaixar sua perspectiva de rating do Brasil no início da tarde desta terça-feira (28), agora a agência de classificação de risco Standad & Poor’s anunciou o mesmo movimento para os maiores bancos do País. Assim como a nota soberana, Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC3; BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3), além do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), tiveram suas perspectivas cortadas para negativas.

No total foram 11 instituições financeiras com suas perspectivas pioradas, incluindo a Caixa Econômica e a BM&FBovespa (BVMF3), além dos bancos citados acima. Todas as instituições estavam com expectativa “estável”, passando agora para “negativa”. Completam a lista: Itaú Unibanco Holding, Citibank, Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Santander Brasil e Banco do Nordeste.

Segundo a S&P, as classificações das empresas de serviços financeiros poderão se estabilizar na sequência de uma ação similar sobre o rating soberano, “caso melhorem as condições para a execução de políticas consistentes em todas as áreas do governo para estancar a deterioração fiscal”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Em nossa opinião, essa melhora poderia dar suporte a uma rápida recuperação, que permitiria ao Brasil sair do atual quadro de recessão, permitindo melhora do resultado fiscal e proporcionando mais espaço para manobras diante de choques econômicos consistentes com um baixo nível de grau de investimento”, disse a agência em relatório.

A decisão já poderia ser esperada dado que, mais cedo, a agência anunciou o rebaixamento da perspectiva da nota de crédito do Brasil, apesar de manter o rating soberano. A expectativa é que o Brasil registre uma retração da economia da 2% neste ano, enquanto em 2016 não haverá crescimento. Apenas em 2017 a agência projeta um crescimento modesto da economia.

A S&P disse que as investigações em curso nos casos de corrupção contra políticos e empresas de alto perfil – em ambos os setores público e privado, e em todos os partidos – levaram a uma alta da incerteza política no curto prazo. A agência afirmou que este cenário coloca um grande risco nas implementações de novas políticas, principalmente nas votações do Congresso.

Continua depois da publicidade

Segundo a agência, desde que o rating do País foi reafirmado, em 23 de março, os riscos de um downside da nota soberana aumentaram. “O Brasil enfrenta circunstâncias políticas e econômicas desafiadoras, apesar do que nós consideramos ser uma correção política significativa durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff”, afirmou a S&P em relatório.

“Revisamos a perspectiva para negativa porque, apesar das mudanças políticas atualmente em curso, que têm o apoio da presidente, os riscos de execução subiram. Em nossa visão, esses riscos derivam de ambas as frentes políticas e econômicas”, afirma a S&P.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.