Veja em imagens a reação do mercado ao corte da perspectiva de rating do Brasil

Bolsa e dólar reagem bruscamente à piora do cenário doméstico com o repentino corte da perspectiva de rating brasileiro pelo S&P

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa despencou mais de 1.000 pontos em poucos minutos depois que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a perspectiva do rating do Brasil de “estável” para “negativa” apesar de manter a nota de crédito do País. Se pela manhã o mercado estava ganhando otimismo, depois de 7 quedas consecutivas da Bolsa, operando com uma forte correção associada a uma melhora no cenário externo, a situação mudou completamente de figura após a decisão da agência. 

Diversas ações que subiam pela manhã viraram para queda, fazendo com que o Ibovespa voltasse a operar perto dos 49 mil pontos. E não foi só a Bolsa que registrou este movimento. O contrato futuro de dólar para agosto teve uma trajetória tão impressionante quanto, embora em um sentido completamente diferente. Das 13h10 (horário de Brasília), quando a perspectiva do rating brasileiro foi alterada, até agora, a moeda norte-americana subiu 0,62%, chegando a R$ 3,4275. 

A S&P justificou a decisão de corte da perspectiva dizendo que as investigações em curso nos casos de corrupção contra políticos e empresas de alto perfil – em ambos os setores público e privado, e em todos os partidos – levaram a uma alta da incerteza política no curto prazo. A agência afirma que este cenário coloca um grande risco nas implementações de novas políticas, principalmente nas votações do Congresso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Ricardo Kim, analista-chefe da XP Investimentos, a notícia acabou prejudicando o mercado com o aumento da aversão a risco. “O Brasil está apenas um degrau acima do grau de investimento. Perdendo a nota, muitos fundos lá fora não poderão mais investir aqui e venderão participações, o que trará uma pressão negativa para a Bolsa”, explica. No entanto, ele acredita que há muitas incertezas no cenário ainda antes que se possa falar com certeza que o Brasil vá cair para o grau especulativo, mesmo que os CDSs (Credit Default Swaps) brasileiros já precifiquem isso. 

Veja o impacto da decisão da agência no gráfico do Ibovespa:

Veja o impacto da decisão da S&P no gráfico do dólar:

Continua depois da publicidade