Grécia aguarda permissão do BCE para reabrir mercado acionário, dizem fontes

O mercado pode ser reaberto a partir da quarta-feira, dependendo da opinião do BCE, disseram as fontes

Reuters

Publicidade

ATENAS (Reuters) – A Grécia está esperando luz verde do Banco Central Europeu (BCE) aos planos que enviou para reabrir o mercado acionário de Atenas depois de um mês inteiro fechado, disseram duas fontes regulatórias nesta terça-feira.

O mercado pode ser reaberto a partir da quarta-feira, dependendo da opinião do BCE, disseram as fontes.

Os reguladores gregos apresentaram dois planos diferentes para a reabertura, um permitindo negociação irrestrita e outro que impõe restrições às negociações por investidores gregos a fim de evitar a fuga de capitais dos bancos, disseram.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se abriremos amanhã ou em outro dia depende de quando receberemos a resposta do BCE”, disse uma das fontes. “Não é certo que abriremos amanhã.”

A bolsa de Atenas está fechada desde 29 de junho depois de o governo fechar bancos e impor controles de capital para evitar o colapso bancário diante dos saques em massa.

À época, o principal índice de ações da Grécia <.ATG> já acumulava perdas de 16 por cento ante a máxima de 2015 alcançada em fevereiro.

Continua depois da publicidade

Se continuar fechada por muito mais tempo, a bolsa coloca em risco seu lugar nos índices globais de títulos. A FTSE Russell, que compila índices nas principais classes de ativos, disse na semana passada que manterá títulos da Grécia em seus índices por mais 10 dias úteis esperando que a bolsa grega reabra.

Agentes do mercado disseram que negociações irrestritas para investidores domésticos podem representar um risco sério para os bancos gregos que já estão enfrentando dificuldades com saques e dependem de financiamento emergencial do BCE para continuar solventes.

“O problema é que se a negociação começar sem restrições, então muitos gregos poderiam sacar seus depósitos e transformá-los em ações ou bônus”, disse o operador-chefe da corretora Beta Securities, Takis Zamanis.

(Por Lefteris Papadimas e Angeliki Koutantou)