20 ações afundam mais de 10% na semana; apenas 5 “se salvam” no Ibovespa

Companhia de papel e celulose ficaram entre as poucas altas do Ibovespa nesta semana, favorecidas pela disparada do dólar

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na pior semana do ano, o Ibovespa afundou 5,92%, aos 49.240 pontos. Neste cenário quase apocalíptico no mercado, apenas 5 ações se salvaram e fecharam em alta, enquanto outros 10 dos 66 papéis do índice terminaram o período entre 20 e 24 de julho com queda superior a 10%. Se estendermos para as ações fora do Ibovespa, a soma chega a 20 papéis caindo mais de 10%.

No pior desempenho da semana apareceu a Rumo (RUMO3), com perdas de 24,59%, agora valendo menos de R$ 1,00, após a agência de rating Moody’s cortar a nota da ALL. Na sequência, papéis que já vinham em derrocada, como a Gol (GOLL4) e a Metalúrgica Gerdau (GOAU4), também recuaram mais de 15% nos últimos 5 pregões. Com desvalorização de 12%, pressionaram o Ibovespa também as ações da Petrobras (PETR3; PETR4).

Na ponta positiva, três das quatro únicas altas foram as companhias de papel e celulose, fortemente favorecidas pela disparada do dólar nestes dias. A moeda norte-americana encerrou a semana com ganhos de cerca de 5%. Fora do Ibovespa, chamaram atenção ainda a Even (EVEN3), Eletropaulo (ELPL4), Anima (ANIM3) e Ser (SEER3). Para ver a relação completa, confira a ferramenta InfoMoney de altas e baixas da Bolsa clicando aqui.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.