Petrobras, “feirão” de dívidas da Sabesp e mais 7 notícias no radar

Confira aqui os principais destaques corporativos desta segunda-feira; a matéria será atualizada até a abertura da Bovespa às 10 h (horário de Brasília)

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O noticiário inicia agitado nesta segunda-feira (20). Nos destaques, a Petrobras (PETR3; PETR4) contratou Citi, Banco do Brasil, Itaú BBA, Bradesco BBI e BTG Pactual para coordenar a oferta pública inicial de ações da BR Distribuidora, disseram duas fontes a par do assunto nesta sexta-feira. O Citi, disseram as fontes à Reuters, será o coordenador líder da operação, uma das alternativas da companhia para levantar recursos e reduzir a elevada alavancagem. O grupo de bancos pode ainda incluir um banco estrangeiro, disse uma das pessoas, falando na condição de anonimato. 

No começo do mês, a Petrobras informou que analisava atrair sócio estratégico e abrir o capital da BR Distribuidora, dentro de seu plano de desinvestimentos e reestruturação de negócios no valor de US$ 57,7 bilhões até 2018.

Além disso, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o governo quer abrir o capital de algumas companhias públicas.  Em entrevista publicada no domingo (19) no jornal A Gazeta, do Espírito Santo, o ministro defendeu que a medida traria competitividade, mas evitou citar quais as empresas candidatas para a oferta de ações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Braskem
A Braskem (BRKM5) convocou AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para 4 de agosto para escolher o presidente do conselho de administração.

Eletrobras
A Eletrobras (ELET3; ELET6) pode ser alvo “em breve” de ação nos Estados Unidos por perdas sofridas após o envolvimento da estatal em investigações da Operação Lava Jato, segundo Phillip Kim, representante da The Rosen Law Firm, escritório americano de advocacia que defende os direitos de investidores, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Sabesp
Em crise, a Sabesp (SBSP3) irá promover três medidas para arrecadar dinheiro, informou o jornal Folha de S. Paulo. Entre elas, a companhia colocará terrenos e imóveis à venda; abrirá até setembro um “feirão” com condições atraentes para que devedores públicos e privados possam renegociar seus débitos; e forçará as prefeituras com contas de água em atraso a quitar suas dívidas.

Continua depois da publicidade

Educação 
O Ministério da Educação ampliou em dois dias o prazo para adesão de entidades de ensino ao Fies (programa de financiamento estudantil) no segundo semestre deste ano. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, o período para que as instituições assinem o Termo de Participação, que começou em 6 de julho, vai até 21 de julho e não mais 17 de julho, como previsto inicialmente. No Bolsa, as empresas expostas são Abril Educação (ABRE11), Anima (ANIM3), Estácio (ESTC3), Kroton (KROT3) e Ser Educacional (SEER3). 

Essa segunda é também o prazo para conclusão de um grupo de trabalho formado para analisar os reajustes. Na última quinta-feira, ao defender o teto de reajuste de 6,4%, o ministro Renato Janine Ribeiro afirmou que não daria “cheque em branco” às faculdades nos reajustes. 

Cosan 
A Cosan Overseas, subsidiária da Cosan (CSAN3), contratou bancos para possível captação externa, informou a Bloomberg. Foram contratados o Bradesco BBI, Bank of America Merrill Lynch, Itaú BBA, MS e Santander para organizar encontro com investidores de renda fixa começando em 21 de julho, segundo pessoa familiarizada com o assunto que pediu anonimato por não ser autorizada a falar publicamente. 

Continua depois da publicidade

Eztec
A Eztec (EZTC3) informou que seus lançamentos subiram 20% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período de 2014, para R$ 220,9 milhões.

Prumo
A Prumo (PRML3) comunicou que assinou o 2° contrato com a Votorantim para movimentação de bauxita e coque no TMULT (Terminal Multicargas) do Porto do Açu. O contrato com prazo de 3 anos, tem a 1ª operação prevista para agosto deste ano e marca o início da operação do TMULT, primeiro terminal próprio da Prumo do Porto do Açu. Ele prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e coque.

Magnesita  
A Magnesita (MAGG3) iniciou na sexta-feira passada uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) dos seus títulos de dívida 7,875% com vencimento em 2020. Os bancos Bradesco BBI e Credit Suisse Securities são os agentes responsáveis pela operação.