Bolsa de Hong Kong prepara mecanismo para controlar volatilidade

O mecanismo para controle da volatilidade afetaria ações que se movem 10% para cima ou para baixo dentro de um período de cinco minutos

Estadão Conteúdo

Publicidade

A Bolsa de Hong Kong planeja introduzir um mecanismo de controle voltado para acalmar o movimento de ações durante picos de volatilidade. A instituição informou nesta sexta-feira em comunicado que também voltaria a realizar um leilão de fechamento. Hong Kong é a única bolsa de valores desenvolvida que não usa esse sistema para estabelecer o preço de fechamento das ações.

Em março de 2009, a bolsa abruptamente interrompeu o leilão diário de fechamento, menos de um ano após tê-lo implementado, após um repentino colapso no preço da ação do gigante bancário HSBC, gerando temores de manipulação no mercado.

A Hong Kong Exchanges & Clearing, operadora da Bolsa de Valores, afirmou nesta sexta-feira que havia “substancial suporte do mercado” às medidas, após uma consulta iniciada em janeiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O mecanismo para controle da volatilidade afetaria ações que se movem 10% para cima ou para baixo dentro de um período de cinco minutos. Nesse caso, seria disparado um período de desaceleração com a mesma duração, durante o qual o preço do título estaria restrito.

A novidade iria inicialmente cobrir as ações do índice Hang Seng, bem como ações H do índice Hang Seng China Enterprises e certos índices futuros. O leilão no fechamento, por sua vez, deve ocorrer em duas etapas, começando pelas ações de maior e média capitalização.