Por que as prisões da Lava Jato são ruins para a Bolsa?

Prisões de presidentes das duas maiores empreiteiras do País deixam mercado em estado de alerta; Ibovespa caiu 0,9% nesta sexta-feira, com Petrobras e bancos

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Os mandados de prisão da 14ª fase da Operação Lava Jato nesta sexta-feira (19) foram acompanhados de perto pela Faria Lima, que além do impacto imediato já causado nas ações da Braskem, Petrobras e bancos nesta sessão, traz um efeito cascata para o mercado em geral. 

Ou seja, para quem acha que o efeito disso é nulo na Bolsa pode começar a mudar de ideia – só olhando para o desempenho do Ibovespa hoje. Em meio à uma série de notícias negativas, o principal índice de ações da Bolsa encerrou com baixa de 0,9% nesta sessão, a 53.749 pontos, puxado principalmente pelos papéis da Petrobras (PETR3; PETR4) e os bancos Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC3; BBDC4), que caíram entre 1% e 2%. A Braskem, cujo peso é menor no índice e que foi diretamente impactada pelas notícias de hoje, desabou 10% na Bolsa. Os bancos, que além dos dados econômicos ruins, foram afetados pelas prisões já que são credores de diversas companhias ligadas à Operação Lava Jato. 

A questão é importante pois envolve as maiores empreiteiras do País. A Odebrecht, por exemplo, que teve seu presidente, Marcelo Odebrechet, e mais três diretores, Marcio Faria, Rogério Araújo e Alexandrino Alencar, presos hoje é o principal player de obras pesadas e industrais do País.   

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O grupo, que é dona da CNO (Construtora Norberto Odebrecht, que traz o nome do fundador), a maior do País, fatura mais de R$ 100 bilhões por ano e já era alvo de investigação na operação, que apura a existência de corrupção e pagamentos de propinas na Petrobras. Metade da receita global da petroquímica Braskem (BRKM5), na qual é majoritária com 50,1% das ações ordinárias e que tem participação na Petrobras. 

Ou seja, um episódio como essa inevitavelmente traz manchas para a imagem do País no cenário internacional, comentou o analista Ricardo Kim, da XP Investimentos. E não apenas pelo tamanho que possuem as companhias, mas também pela leitura do mercado de que as prisões podem trazer as investigações mais para perto do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. O jornal britânico Financial Times diz que “promoteres federais já estão conduzindo uma investigação preliminar sobre alegações de possível tráfico de influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ajudar a Odebrecht em contratos de construção no exterior entre 2011 e 2014”, mas cita a negativa de Lula e da companhia em irregularidades. 

“Tem um efeito negativo da imagem institucional do Brasil, já que trata-se das principais construtoras, tendo seus presidentes presos, além das preocupações sobre a área de infraestrutura, que traz um estresse ao mercado já que pode travar esses investimentos importantes”, comentou Kim.  

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, evitou responder diretamente sobre o impacto da Operação Lava Jato no programa de investimentos do governo federal. Questionado sobre as recentes prisões dos presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez, o ministro respondeu apenas que “todas as empresas que não forem consideradas inidôneas poderão participar” do programa. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que a prisão dos presidentes das duas companhias deve causar impactos na economia.