Brasil prova ao HSBC ser difícil o sucesso de “banco mundial local”

Erros de estratégia e a crescente concorrência transformaram a unidade num problema para o banco com sede em Londres

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – Os executivos do HSBC no Brasil privilegiaram as relações com o cliente em detrimento da rentabilidade, mantiveram excesso de pessoal e falharam em proteger os lucros contra a deterioração da economia nos últimos anos.

    Além disso, erros de estratégia e a crescente concorrência transformaram a unidade num problema para o banco com sede em Londres. Agora, a hora do acerto de contas chegou.

    O presidente mundial do grupo, Stuart Gulliver, prometeu dividendos maiores ao anunciar nesta terça-feira planos de cortar cerca de 20 por cento dos postos de trabalho no mundo. Como parte do plano, vai vender as unidades do HSBC na Turquia e Brasil, que juntos têm mais de 21 mil empregados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

    No Brasil, o processo de saída está bastante avançado, disse uma fonte com conhecimento direto do assunto e pode envolver de 3 bilhões a 4 bilhões de dólares.

    Para Gulliver, a manutenção de um negócio caro responsável por só 7 por cento das receitas e 1 por cento do lucro antes de impostos não faz sentido.

    A saída do HSBC reflete a tendência de consolidação no setor bancário, com grandes bancos devorando rivais num cenário econômico mais difícil”, disse Claudio Gallina, chefe da área de instituições financeiras da Fitch no Brasil.

Continua depois da publicidade

    A situação também destaca o impacto da intervenção do governo no setor bancário desde 2012, quando a presidente Dilma Rousseff instruiu os bancos estatais a reduzir os custos de empréstimos e intensificar a concorrência.

    Os maiores bancos privados do Brasil recuaram, preferindo proteger os lucros e o HSBC “foi pego de jeito”, disse a fonte.

    A gestão não conseguiu elevar a receita com empréstimos, o lucro ficou abaixo da média do mercado e os calotes superaram a média dos rivais. As despesas ficaram acima da inflação, o que diminuiu a eficiência, disse Tito Labarta, do Deutsche Bank.

    Vários altos executivos saíram, incluindo o ex-presidente Conrado Engel, que se juntou ao Santander Brasil.

Em 2014, o retorno sobre o patrimônio líquido foi negativo em 4,2 por cento, ante número positivo de 15,5 por cento em 2011, já abaixo da média de 20 por cento dos maiores rivais.

    O fato de ter tido desempenho inferior explica por que o HSBC vale apenas o patrimônio, diz o analista Eduardo Nishio, do Brasil Plural. Desde 2012, o HSBC cresceu menos que os rivais, minguando até ter apenas 2,3 por cento dos ativos bancários, 10 vezes menos do que o líder Banco do Brasil.

    Esta semana, a Bloomberg informou que o Bradesco fez o maior lance pelo HSBC, de 14 bilhões de reais em dinheiro. Itaú e Santander Brasil fizeram ofertas menores.

    “Um novo operador internacional não seria capaz de implementar eficiências operacionais semelhantes, pelo menos em termos de número de funcionários e de escala”, disse uma fonte.

    Itaú, Santander Brasil e Bradesco não quiseram comentar.

(Reportagem de Guillermo Parra-Bernal)

Tópicos relacionados