Copom, feriado e payroll ditarão a rumo do Ibovespa na próxima semana

Passado maio turbulento, analista começa a ver Bolsa em seu preço justo, mas agenda não dará trégua para dias mais calmos no mercado

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O rali de abril do Ibovespa parece que foi passageiro, como grandes gestores e analistas já vinham falando desde a virada do mês. Só para citar alguns nomes, Luis Stuhlberger, do famoso do Fundo Verde, e Marcelo Kayath, diretor responsável por renda variável para América Latina do Credit Suisse, apontaram na ocasião que os preços haviam fugido dos fundamentos e o Ibovespa estava “caro”. A resposta veio agora: com a queda de 6,17% em maio – no segundo pior mês da Bolsa em de 2015. Junto com ele, 20 ações registraram seu pior desempenho mensal no ano

Isso porque em abril o índice se beneficiou da maior entrada de estrangeiros na Bolsa em mais de dois anos e em maio esse fluxo já foi bem mais ameno. Além do que as grandes resposáveis pelo rali – Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3; VALE5) – perderam seu brilho, enquanto os bancos, que correspondem por boa parte do Ibovespa, desabaram após o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciar o aumento do CSLL (Contribuição sobre o Lucro Líquido), que impactará diretamente o lucro líquido das instituições financeiras e seguradoras.  

“Em maio não vimos um movimento tão vigoroso com as commodities, enquanto muitos agentes de mercado, assim como nós, começaram á projetar queda, o que acabou pesando nas ações de grande peso no índice”, disse Luis Gustavo Pereira, analista-chefe da Guide Investimentos. E, por isso, ele acredita ser difícil que os preços de Petrobras e Vale se sustentem forte no mês seguinte, a não ser por eventos não recorrentes, como venda de ativos da Petrobras ou novo fechamento de capacidade no mercado de minério, mas o que ele considera pouco por provável. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Pereira, a Bolsa nesse patamar está bem próxima de seu preço justo. “Nosso modelo aponta que o preço justo do Ibovespa é no patamar de 55.400 pontos e a Bolsa está bem perto disso (fechou essa sexta-feira a 52.760 pontos) e considerando que o cenário econômico não está dos melhores, em meio a um ciclo ainda de alta dos juros, acredito que esteja em um ponto interessante”, comentou. “Em maio vimos um mercado caro e essa correção foi importante”. 

Ele reforça, no entanto, que não acredita que o mercado esteja olhando a Bolsa como “barata” até porque as perspectivas para o lucro das empresas não são animadoras. “Estamos neutros”, frisou. 

E o que esperar para a próxima semana?

Continua depois da publicidade

A agenda tumultuada não deve dar trégua na próxima semana, apesar do feriado na quinta-feira (4) que deixará a Bovespa fechada. 

Na segunda-feira, o mercado ficará atento aos dados norte-americanos, com PCE, ISM Industrial e o discurso do vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer. Nesta semana, Fischer disse que as taxas de juros dos Estados Unidos podem subir ainda esse ano, mas que irá analisar antes o cenário com cuidado. Hoje, os EUA revisaram o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre, que encolheu 0,7% frente ao trimestre anterior, em termos anualizados. A primeiras estimativa para o trimestre divulgada em abril, indicava expansão de 0,2%. O dado ainda será revisado uma segunda vez, em junho. 

Por aqui, o foco no primeiro dia útil da semana fica com o relatório Focus e o PMI Industrial. 

A terça-feira será mais enfraquecida de indicadores, voltando a ganhar força na quarta-feira, com o ADP e Livro Bege nos Estados Unidos, que também darão sinalizações ao mercado sobre o quando o Fed poderá começar a subir os juros. Dados que serão analisados com atenção. Por aqui, o foco fica com o desfecho da reunião do Copom (Comite de Política Monetária). O Credit Suisse espera que o Banco Central eleve a Selic de 13,25% para 13,75% ao ano, decisão que seria compatível com os comentários mais recentes de membros do Copom, que sinalizam a necessidade de elevação adicional dos juros, visando reduzir a inflação para 4,5% (centro da meta) em 2016.

A quinta-feira não terá negociação no Brasil, com os investidores podendo acompanhar a movimentação dos ADRs de empresas brasileiras negociadas na Bolsa de Nova York, com a agenda retomando na sexta-feira, com a divulgação do importante Relatório de Emprego nos EUA. 

Segundo José Faria Júnior, diretor de câmbio da Wagner Investimentos, esses eventos, além de votações no Congresso e acordo na Grécia, são de extrema importância para o mercado e ajudaram a definir o novo patamar de equilíbrio do dólar, que disparou para R$ 3,19 nesta sexta-feira. 

Tópicos relacionados