Ibovespa Futuro zera ganhos e opera estável após PIBs do Brasil e dos EUA; dólar cai

Índice tem fica estável depois de dado macroeconômico maior do que o esperado; EUA mostram PIB dentro das expectativas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abriu em alta nesta sexta-feira (29) com o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro do primeiro trimestre de 2015, que foi melhor do que o esperado. No entanto, o índice já zerou perdas depois do PIB dos Estados Unidos vir dentro das expectativas. Lá fora, a bolsa japonesa ampliou o seu maior rali desde 1988 enquanto os índices europeus operam entre em queda, junto com os futuros dos índices acionários dos EUA. 

Às 9h49 (horário de Brasília), o contrato futuro do Ibovespa para junho tinha leve queda de 0,08%, a 53.985 pontos. Já o dólar futuro para o mesmo período caía 0,47%,a R$ 3,149.

Já nos EUA, no primeiro trimestre de 2015, a queda do PIB foi de 0,7%, na comparação anual de acordo com a segunda prévia. O crescimento foi, portanto, abaixo dos 2,2% de expansão registrados no trimestre anterior e também menor do que a primeira prévia, na qual mostrou avanço de 0,2%. A expectativa do mercado era de que a retração fosse realmente de 0,7%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na agenda, o Banco Central divulga resultado fiscal e, a partir da noite de hoje, volume de swaps para rolagem de contratos vencendo em julho.

Segundo a consultoria LCA, o impacto das medidas recentes de crédito do BC na Bolsa é ambíguo. De um lado, favorece o setor de construção e os grandes bancos estatais que se destacam nos segmentos de financiamento habitacional e crédito rural. De outro, prejudica os bancos privados, mais atuantes no segmento de crédito com recursos livres, onde o CDB é um instrumento importante de captação. Destaque para o PIB do 1T15, que teve uma moderada queda. Dificuldades para o cumprimento da meta fiscal podem pesar negativamente.

Bolsa chinesa sem direção após forte queda
Depois de um dia negativo em meio ao pior pregão desde janeiro para o principal índice acionário de Xangai, que caiu 6,5% na véspera, o mercado asiático teve uma sessão de indefinição entre o positivo e o negativo na manhã desta sexta-feira (29), apesar de investidores manterem parte da apreensão por conta a possibilidade de o mercado chinês, que vinha apresentando o melhor desempenho do mundo, estar no início de uma grande correção.

Continua depois da publicidade

O benchmark SSE de Xangai fechou em queda de 0,15%, a 4.613 pontos. No radar dos investidores ainda repercutiu a notícia de que corretoras enrijeceram seus regulamentos internos que regem a negociação de margens e o banco central drenar recursos do mercado para reduzir a liquidez no sistema financeiro. O índice ainda acumula uma alta de 43% no ano até agora.

No mercado de commodities, o minério de ferro spot no porto de Qingdao cai 0,77%, a US$ 61,85. Já o barril do petróleo sobe 1,3% no caso do WTI (West Texas Intermediate) e 1,04% no caso do Brent. 

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura.