Na Venezuela da hiperinflação e depreciação do bolívar, Bolsa dispara 80% em 6 dias

A impressionante alta das ações venezuelanas ocorre em meio à rápida desvalorização cambial e uma expectativa de inflação de mais 100% este ano

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A Bolsa de Valores de Caracas deu um salto nos últimos seis pregões. O IBC, índice de referência do mercado de ações da Venezuela, acumulou alta de 80% somente nesse período, fechando a 10.847 pontos na quarta-feira (27) e destoando da variação do restante das bolsas mundiais, apesar da crise econômica que assola o país. No acumulado do ano, o índice de ações venezuelano registra alta de 202%. 

A impressionante alta das ações venezuelanas ocorre em meio à rápida desvalorização cambial e uma expectativa de inflação de mais 100% este ano, enquanto os investidores estrangeiros praticamente não veem nenhuma chance de ter seu dinheiro fora do país.

Mais do que tudo, o fenômeno da disparada das ações do país mostra o quão desesperados estão os venezuelanos para ter em suas mãos ativos que irão protegê-los da forte queda da moeda e inflação. “Algumas pessoas estão comprando ações como proteção contra a desvalorização”, disse Miguel Octavio, chefe de pesquisas do BBO Financial Services, que tem foco na Venezuela, à Bloomberg. “É melhor ter ações do que bolívares, que está perdendo cada vez mais seu valor”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na semana passada, o bolívar desabou 25% no mercado negro, para 423 por dólar, antes de se recuperar para 413 na terça-feira, de acordo com o dolartoday.com, um site que acompanha a taxa de câmbio na fronteira colombiana. O valor corresponde a 66 vezes a principal taxa oficial de 6,3 bolívares por dólar e significa que cada cédula de 100 bolívares equivale a 24 centavos de dólar dos Estados Unidos entre os negociantes ilegais das ruas. A Venezuela tem mantido controles cambiais rigorosos desde 2003, o que leva indivíduos e empresas ao mercado negro quando não conseguem autorização do governo para comprar dólares à taxa legal.

O país tem a inflação mais acelerada do mundo, embora seja difícil dizer exatamente qual é a taxa dado que o banco central venezuelano não divulga indicadores econômicos básicos. Uma estimativa do Bank of America Merrill Lynch aponta que a taxa de preços ao consumidor (CPI) alcançou 100,7% em abril em termos anualizados. Economistas do banco explicam que a rápida aceleração é um motivo de preocupação para os credores, porque é um sinal de que o governo está ficando sem fontes de receita.

E enquanto isso, as pessoas seguem comprando ações e dólares, já que não têm dinheiro para outros bens duráveis, como carros ou imóveis, tornando cada vez maior a pressão compradora.