Dólar interrompe série de quatro altas e cai 0,15% ante o real

A moeda recuou 0,15% a R$ 3,1452 na venda, após alta de quatro pregões consecutivos

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar fechou com leve queda ante o real nesta quarta-feira, após ter operado em alta durante grande parte da sessão, acompanhando o movimento externo e reagindo a declarações do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que defendeu as medidas de ajuste fiscal.

O dólar recuou 0,15 por cento, a 3,1452 reais na venda, interrompendo série de quatro altas consecutivas. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 904 milhões de dólares.

Operadores afirmaram não ver grandes novidades no discurso do ministro, mas aproveitaram a ocasião para corrigir excessos após a moeda acumular alta de quase 5 por cento nas últimas quatro sessões. As preocupações com os entraves ao reequilíbrio das contas públicas, segundo operadores, persistem.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O dólar norte-americano abriu o dia em alta globalmente, ainda reagindo a expectativas de que os juros comecem a subir neste ano nos Estados Unidos e a preocupações com a crise envolvendo a dívida grega. “Talvez junho esteja descartado, mas acredito que o mercado está mais e mais confortável com a ideia de que os juros vão subir ainda neste ano”, afirmou o estrategista Neil Mellor, do Bank of New York Mellon.

No entanto, o dólar reduziu os ganhos na parte da tarde e passou a recuar em relação a outras moedas, como o euro. O alívio veio após a Grécia afirmar que começou a esboçar um acordo com seus credores e perdurou mesmo após autoridades da zona do euro negarem a informação.

Além disso, investidores venderam dólares durante a entrevista coletiva do ministro Nelson Barbosa, na qual defendeu o ajuste fiscal brasileiro. Especulações no mercado sobre possíveis atritos entre Levy e Barbosa sobre esse tema têm gerado apreensão, mesmo após a presidente Dilma Rousseff negar a existência de conflitos entre os dois.

Continua depois da publicidade

O operador Luciano Copi, da corretora Correparti, afirmou em nota a clientes que o governo se encontra “entre a cruz e a espada” e ressaltou que, mesmo após a aprovação da Medida Provisória 665 no Congresso na véspera, “muita água vai passar ainda por baixo dessa ponte”.

E a perspectiva é que a alta do dólar continue. O banco JPMorgan estimou que o valor justo do real seja de 3,26 por dólar.

Nesta manhã, o BC brasileiro vendeu a oferta total de swaps para rolagem dos contratos que vencem em junho. O BC já rolou o equivalente a 7,093 bilhões de dólares, ou cerca de 73 por cento do lote total, que corresponde a 9,656 bilhões de dólares.