Aumento de CSLL para bancos é mais um vento contrário, diz Fitch

O diretor da Fitch não vê, contudo, problemas maiores para a qualidade dos ativos dos bancos, com exceção de algum risco nos públicos

Estadão Conteúdo

Publicidade

A elevação da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), de 15% para 20%, para instituições financeiras é mais um vento contrário, mas não altera a perspectiva para o setor, que é uma das forças do rating do País, na opinião do diretor da Fitch Ratings, Rafael Guedes. “O ambiente operacional dos bancos no Brasil é muito desafiador. O custo de captação dessas instituições cresceu mais de 30% em 2015 quando comparado a anos anteriores”, disse ele, citando a possibilidade de um impacto na inadimplência.

O diretor da Fitch não vê, contudo, problemas maiores para a qualidade dos ativos dos bancos, com exceção de algum risco nos públicos. Para ele, além de fortes, os bancos são eficientes, e lucrativos, com rentabilidade acima dos 20% no caso de Bradesco e Itaú Unibanco. Além disso, conforme Guedes, alguns ratings individuais superam o do setor bancário brasileiro.

A expectativa da Fitch, de acordo com ele, é de que o crédito no Brasil cresça menos este ano em relação a 2014, em torno de 8% em termos nominais. “Isso é inflação. De crescimento real, será zero”, acrescentou o diretor da agência classificadora.