Petrobras, Fies e mais 6 notícias agitam o noticiário desta terça-feira

Confira os principais destaques corporativos desta terça-feira; a matéria será atualizada até a abertura da Bovespa às 10h (horário de Brasília

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O noticiário corporativo segue movimentado nesta terça-feira (5) em meio à temporada de balanços, com destaque para os números do Itaú Unibanco (ITUB4) do primeiro trimestre, além de notícias de outras empresas. O Itaú Unibanco fará teleconferência sobre o resultado com a imprensa hoje às 11h (horário de Brasília).

Segundo a XP Investimentos, o resultado do banco veio acima das expectativas, mesmo com a elevação de provisões para devedores duvidosos. A corretora destacou ainda que a inadimplência da instituição segue controlada e houve redução na expectativa de crescimento da carteira de crédito, embora a projeção com a margem siga apresentando evolução, o que gerou um ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) acima do esperado. 

Confira abaixo outros destaques do dia:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Petrobras
No holofote, a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) se posicionou, na mesma linha do ministro de Minas e Energia na véspera, Eduardo Braga, favoravelmente a retirar a obrigatoriedade da Petrobras (PETR3; PETR4) no pré-sal. 

Atualmente, a petroleira tem que ter, ao menos, 30% nos blocos exploratórios com potencial na camada do pré-sal que forem leiloados. Apesar de ser favorável, Braga disse na véspera que o governo, no momento, não discute mudanças nessa regra. 

Ainda sobre a companhia, a Justiça suspendeu contrato em a Sete Brasil, fabricante de sondas destinadas a águas profundas, e a Petrobras, segundo o Valor. A decisão também impede que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) libere financiamento ou qualquer tipo de crédito para a Sete Brasil.

Continua depois da publicidade

Sabesp
A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou reajuste de 15,24% nas tarifas da empresa estadual de água e esgoto Sabesp (SBSP3), segundo comunicado divulgado na noite de segunda-feira. O reajuste poderá ser aplicado 30 dias depois da divulgação da aprovação no Diário Oficial do Estado.

Usiminas 
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deverá julgar hoje o agravo de instrumento da italo-argentina Ternium em que pretende reconduzir os três executivos afastados em setembro no ano passado da Usiminas (USIM5), entre eles o ex-presidente da siderúrgica Julián Eguren.  

BR Properties 
Após divulgação do resultado do primeiro trimestre na véspera, a Moody’s decidiu rebaixar a perspectiva do rating da BR Properties (BRPR3) de estável para negativa. “A ação de rating hoje reflete a exposição da companhia à continua desaceleração econômica e às perspectivas de fraco crescimento de curto prazo no Brasil, aos riscos mais elevados e volatilidade relacionados à cobertura de seus encargos fixos, assim como vacância mais elevada nos segmentos de escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro”, comunicou a agência. 

Alpargatas
A Alpargatas (ALPA4) teve sua recomendação cortada para market perform (desempenho em linha com a média) pelo Bradesco BBI. 

Klabin 
A Klabin (KLBN11) acertou um contrato de fornecimento de celulose de fibra curta para a Fibria (FIBR3) que prevê a um volume mínimo de 900 mil toneladas anuais da matéria-prima, anunciaram as empresas nesta segunda-feira. A celulose será produzida na fábrica que a Klabin está montando em Ortigueira (PR). A unidade deve começar a operar em 2016 e terá capacidade para 1,5 milhão de toneladas anuais.

Em uma análise inicial, o negócio parece positivo para ambas as empresas, disse o Bradesco BBI. Para a Klabin, resolve o problema de vender grandes quantidades de celulose de fibra curta que estará disponível após a Puma ser concluída. Já para a Fibria, permite fazer uma melhor utilização de sua força de venda e presença no mercado, ganhando o diferencial entre o preço efetivo de venda no exterior e o preço pago à Klabin.

Educação
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do governo federal esgotou seus recursos para 2015, de R$ 2,5 bilhões, e novas edições do programa este ano e em 2016 dependem de disponibilidade de verba do Orçamento da União, numa consequência do forte ajuste fiscal para organizar as contas públicas. “Não havendo mais recursos seria inútil a reabertura”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a jornalistas na segunda-feira ao ser questionado sobre a continuidade do Fies. Notícia pode impactar hoje as ações do setor: Kroton (KROT3), Estácio (ESTC3), Ser Educacional (SEER3) e Anima (ANIM3). 

Lupatech
A Lupatech (LUPA3) convocou assembleia para 14 de maio para aprovar um grupamento de ações na proporção de 500 para 1. Na reunião será votada ainda a alteração do montante de capital social e quantidade de ações após aumento de capital e grupamento. Acionistas também votarão na alteração do número mínimo de membros do conselho. 

(Com Reuters)