HSBC contrata Goldman para vender operações no Brasil, diz site britânico

O site ainda destacou que o Goldman começou a entrar em contato com potenciais compradores, que deverão incluir Bradesco, Banco do Brasil e Itaú Unibanco

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O HSBC contratou o Goldman Sachs para vender boa parte das operações no Brasil, de acordo com informações do site de notícias britânico Sky News. A expectativa é de haja uma operação de bilhões de libras com a conclusão da venda destes ativos.

A Sky, que cita fontes sobre o assunto, disse que também há um movimento separado para vender os negócios turcos do grupo. Enquanto isso, o Goldman Sachs já começou a entrar em contato com possíveis compradores dos ativos brasileiros, enquanto o próprio banco de investimento do HSBC está realizando a venda dos negócios na Turquia. O HSBC não quis comentar as declarações. 

O site ainda destacou que o Goldman começou a entrar em contato com potenciais compradores, que deverão incluir players importantes na indústria bancária do país, tais como Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3) e Itaú Unibanco (ITUB4).

Envolvido em uma série de escândalos e diante de fracos resultados financeiros em vários países, o HSBC busca fazer desinvestimentos como parte do seu plano estratégico. Segundo o site, HSBC quer vender boa parte da sua operação no Brasil, deixando de lado algumas funções de banco de investimento. 

Mais tarde, o Wall Street Journal divulgou que o HSBC contratou o Goldman para vender os ativos no País e também incluiu o Santander Brasil (SANB11) como um dos consultados para a operação. O jornal destaca ainda que a perspectiva de compra de ativos bancários provocou a atenção de alguns brasileiros. Depois de passar anos com foco na expansão orgânica, o Banco Bradesco disse quarta-feira que está aberto a avaliar eventuais oportunidades de aquisição, de acordo com o chefe de relações com investidores do banco Luiz Carlos Angelotti. No entanto, ele observou que não há negociações em curso negócio no momento.

A saída de mercado emergentes vai de encontro com o direcionamento anterior, que durante anos foi seguido pelo HSBC, de ser um banco global com atuação local.

Considerado o maior banco europeu em valor de mercado e com presença em mais de 80 países, a instituição tem adotado uma postura mais defensiva após o envolvimento em uma série de escândalos e ter apresentado o lucro anual mais baixo dos últimos cinco anos.

A filial do HSBC na Suíça é personagem central de um escândalo tributário que está sendo investigado em vários países. A subsidiária teria colaborado com algumas dezenas de milhares de clientes para evitar o pagamento de impostos. No Brasil, o HSBC também está sendo investigado por suposta relação entre contas da filial suíça com o escândalo de corrupção na Petrobras.

Santander nega
O presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, disse nesta semana que o banco não teve contato com o HSBC Brasil para uma possível negociação e futura compra do ativo. “Nosso foco é crescimento orgânico, mas vamos avaliar todas as oportunidades de aquisições”, afirmou ele, em teleconferência com a imprensa, realizada na última terça-feira. 

(Com Agência Estado)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.