5 notícias que explicam por que março voltou a ser o mês dos vendedores na Bolsa

Índice cai em 4 dos 5 pregões da semana que foi marcada por grandes acontecimentos como os bombardeios da Arábia Saudita no Iêmen, PIBs e manutenção do rating brasileiro

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou a semana em queda de 3,60% e praticamente consolidou as perdas para o mês de março, que chegou a ter um alívio depois da reunião do Fomc (Federal Open Market Comittee), que trouxe uma perspectiva de juros aumentando de maneira mais gradual e suave nos Estados Unidos. Já os últimos cinco dias foram de pessimismo aqui e lá fora com bombardeios no Iêmen, PIBs (Produto Interno Bruto), fala do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini e derrocada do minério. Tudo isso pesou tanto que nem a manutenção do rating brasileiro pela S&P trouxe algum alívio. 

Veja os cinco acontecimentos que marcaram a semana na Bolsa:

1. PIB(s)
Esta sexta-feira (27) já começou agitada com a divulgação dos PIBs brasileiro e dos Estados Unidos. No nosso caso, a soma dos bens e serviços produzidos no último trimestre de 2014 foi 0,3% mais alta do que a do trimestre anterior e 0,2% menor do que a do quarto trimestre de 2013.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No ano, o resultado foi um avanço de 0,1%, o que superou as expectativas dos analistas, mas com ressalvas. A gestora de renda fixa da Mongeral Aegon Investimentos, Patricia Pereira, avalia que as mudanças na metodologia do cálculo do PIB pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acabaram tendo um impacto significativo nos números divulgados. Além disso, destrinchando os dados, percebe-se que mais uma vez o agronegócio “salvou” o resultado e que a indústria, um setor de maior produtividade, sofreu um novo revés anual. “Não muda o cenário geral de desaceleração da economia”, afirma. 

No caso do PIB dos EUA, o crescimento no quarto trimestre de 2014 foi de 2,2%, na comparação anual. Foi o mesmo resultado da segunda prévia, que também indicava uma alta de 2,2%. O crescimento foi, portanto, abaixo dos 5% registrados no trimestre anterior. A expectativa do mercado era de que o avanço fosse de 2,4%.

2. Minério em queda livre
Os acionistas da Vale (VALE3; VALE5) tiveram poucos motivos para comemorar esta semana. Os preços do minério de ferro no mercado físico da China atingiram nova mínima recorde nesta sexta-feira com preocupações de que grandes mineradoras globais vão continuar a elevar a produção em um mercado bem abastecido. O presidente da Rio Tinto, segunda maior mineradora de ferro do mundo, disse na quinta-feira que é “tola” a sugestão da rival menor Fortescue Metals de que as mineradoras deveriam limitar a produção da matéria-prima do aço para elevar os preços. Na China, várias siderúrgicas podem ir à falência com a situação econômica do País, o que pode levar o minério a chegar até US$ 45 a tonelada. 

Continua depois da publicidade

3. Oriente Médio
Se a economia está fraca e as commodities não ajudam, quem traz ainda mais pessimismo é a situação geopolítica atual. O barril de pólvora do Oriente Médio estourou nos mercados de capitais depois que a Arábia Saudita bombardeou o Iêmen. O objetivo anunciado da operação militar é defender o governo dos rebeldes huthis. Situado em uma região de passagem de navios entre a Europa e o Golfo Pérsico, os temores de que o fornecimento da commodity ficasse prejudicado pelo conflito fez com que os preços do barril disparassem e os investidores entrassem em alerta, fugindo do risco nos mercados. Com isso, os títulos da dívida norte-americana, considerados os mais seguros do mundo subiram e os índices acionários ao redor do globo despencaram. 

4. Tombini e swaps
O avanço do dólar ganhou um novo motivo para continuar depois que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, discursou no Senado para falar sobre política monetária e deu indicações de que o programa de leilões de swaps diários poderia acabar. Dito e feito. O BC anunciou oficialmente que os swaps não passam de 31 de março, ou seja, o governo não vai mais interferir no câmbio, que deve subir até alcançar seu ponto de equilíbrio, que é algo ainda controverso entre analistas. 

5. S&P
A agência classificadora de risco, S&P, manteve o rating dos títulos brasileiros em BBB- como um voto de confiança ao ajuste fiscal promovido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Nem mesmo o clima político tenso com demissão do ministro da Educação, Cid Gomes, por pressão do PMDB, manifestações contra o governo e Datafolha mostrando a rejeição da presidente em 62% fizeram com que a agência decidisse cortar a nota. 

Tópicos relacionados