Juiz afastado do caso Eike tem passaporte apreendido pela PF, diz jornal

A Polícia Federal cumpriu, no último domingo (8), mandado de busca e apreensão na casa do juiz federal Flávio Roberto de Souza, que cuidava do caso Eike Batista

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpriu, no último domingo (8), mandado de busca e apreensão na casa do juiz federal Flávio Roberto de Souza, que cuidava do caso Eike Batista e foi flagrado usando o Porsche Cayenne apreendido do empresário.

E, segundo informações da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, o magistrado também teve o seu passaporte apreendido, destaca a coluna, afirmando que ele tinha viagem marcada para o exterior.  

Vale ressaltar que, no último final de semana, foi divulgado que uma junta de juízes designada pela Corregedoria do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) detectou o sumiço na 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro de parte de R$ 116 mil apreendidos na casa do empresário Eike Batista, além de R$ 600 mil recolhidos do traficante espanhol Oliver Ortiz de Zarate Martin, preso no Rio em junho de 2013, aos 35 anos, de acordo com informações da revista Veja na edição que chega às bancas neste final de semana. Os recursos estavam sob a guarda do juiz federal Flávio Roberto de Souza.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Souza foi afastado das funções do cargo pelo Órgão Especial do TRF na última quinta-feira, 5, e foi aberto um processo administrativo disciplinar contra o magistrado. O titular da 3ª Vara Federal Criminal do Rio já havia sido retirado do caso Eike, após ser flagrado dirigindo o Porsche Cayenne apreendido na casa do empresário.

Processos suspensos
No último dia 3, os processos contra o empresário Eike Batista foram suspensos por decisão da 2ª Turma Especializada do TRF, até que se defina qual vara e juiz serão responsáveis pelo caso – foi feita uma consulta ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, Souza foi afastado de todos os processos penais contra o empresário e os seus atos no processo foram anulados, exceto os bloqueios de bens já efetuados. A medida deve ser apreciada pelo juiz que assumir o caso a partir de agora.

O afastamento foi resultado do acolhimento da exceção de suspeição, pedida pela defesa do empresário. O advogado Ary Bergher, que representa o empresário Eike Batista, afirmou ao Broadcast que a defesa irá apresentar no início da próxima semana um pedido ao TRF para que seja designado o novo juiz, uma vez que os bens de Eike seguem apreendidos.

Continua depois da publicidade

A respeito da suspeita de sumiço do dinheiro, Bergher chamou o fato de “gravíssimo”. “Prestamos um serviço à sociedade e ao judiciário fazendo a exceção de suspeição do juiz Flávio Roberto de Souza”. Na semana passada, o magistrado pediu afastamento por problemas de saúde e ficará de licença até 8 de abril.

(Com Agência Estado)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.