Veja os 6 eventos que explicam a 1ª queda do Ibovespa em 4 semanas

Índice perdeu os 51 mil pontos e voltou aos patamares pré-Carnaval em semana recheada de drivers políticos e econômicos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Fevereiro e o Carnaval realmente acabaram para a Bolsa. Na primeira semana de março, o Ibovespa caiu 3,11%, perdendo o patamar de 50 mil pontos atingido no dia 13 do mês passado. Também foi a primeira semana de queda depois de 4 altas. Em 5 dias marcados por inúmeros indicadores, tensões políticas entre o governo e o Congresso, decisão de taxa do Copom (Comitê de Política Monetária) e uma aproximação cada vez maior do tão temido aumento de juros nos Estados Unidos, a Bolsa indica que março será um mês turbulento e que os bons ventos encontrados em fevereiro podem estar prestes a mudar de direção. 

Veja os 6 eventos que marcaram a semana na Bolsa:

1. Renan devolve MP
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, distanciou-se de vez do legado do seu predecessor, Guido Mantega, ao acabar com as desonerações realizadas naquela gestão. A medida que visava aumentar a receita do governo com tributação, no entanto, acabou ameaçada pela disputa política entre PT e PMDB no Congresso. O presidente do Senado, Renan Calheiros, devolveu a proposta da Medida Provisória 669 ao Planalto, forçando a presidente Dilma Rousseff (PT) a criar um decreto e um projeto de lei urgente para as desonerações. O mal-estar aumentou os temores de que o ajuste fiscal proposto por Levy seja comprometido pela situação de precária governabilidade que a presidente possui no momento.   

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. BCE anuncia início do QE
O Banco Central Europeu finalmente estipulou uma data oficial para o início do programa de estímulos baseado na compra de ativos dos 19 países da zona do euro. Será na semana que vem, no dia 9. Pelo programa, o BCE comprará 60 bilhões de euros mensais em títulos para aumentar a quantidade de dinheiro disponível na economia da região. A medida se assemelha ao chamado “Quantitative Easing” realizado pelos Estados Unidos após a crise econômica de 2008.   

3. Copom faz o esperado
Como esperado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária elevou a Selic em 50 pontos-base, para 12,75% ao ano na última reunião. Com a inflação correndo bem acima do teto da meta do governo e a desvalorização do real, associados ao aumento do risco-país, a novidade ficou por conta da possibilidade de um alongamento no ciclo de aperto monetário iniciado em outubro. Algumas casas de análise já precificam uma taxa básica de juros a 14% para conter a inflação e a crise de confiança. Adiciona-se a isso, o aumento do risco político, que põe em cheque os ajustes de Levy e coloca ainda mais pressão na política monetária. 

4. Emprego nos EUA e juros
O emprego nos Estados Unidos veio acima das estimativas do mercado e isso derrubou as bolsas internacionais. Tudo por que ficou mais perto do que nunca o aguardado e temido aumento de juros da maior economia do mundo pelo Fed. Aumentando a rentabilidade dos ativos mais seguros do mundo, a fuga de capitais de ativos de risco, principalmente em países emergentes como o Brasil parece inevitável. A taxa de desemprego na maior economia do mundo caiu de 5,7% para 5,5%, com a criação de 295 mil novas vagas ante uma estimativa de 240 mil. Não bastasse este indicador, o presidente do Fed de Richmond e um dos membros votantes do Fomc (Federal Open Market Comittee), disse querer que o banco central norte-americano eleve os juros em junho. 

Continua depois da publicidade

5. IPCA a 7,7%
A inflação confirmou a alta quase desenfreada depois do reajuste dos preços administrados como tarifas de transportes e energia elétrica, na divulgação desta sexta-feira (6), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Foi registrado um avanço de 1,22% em fevereiro após alta de 1,24% em janeiro. Com isso, o índice em 12 meses já chega a 7,7%, bem acima do teto da meta do governo de 6,5% ao ano. O crescimento do nível de preços foi o maior desde 2005. 

6. China a 7%
Apesar do número ainda impressionar quando comparado com as taxas de crescimento dos demais países do mundo, a projeção do governo chinês de que o PIB (Produto Interno Bruto) da segunda maior economia do mundo, crescerá 7% em 2015 foi negativa para os mercados internacionais. Isso porque o país em questão foi a locomotiva do avanço global na última década, crescendo a taxas de 10% ao ano e puxando para cima os preços de commodities. A previsão atual é a menor em 11 anos e confirma que esta locomotiva está em franca desaceleração. 

Tópicos relacionados