Anúncio de começo de estímulo ajuda a impulsionar índice europeu de ações

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis europeus, fechou com alta de 0,8 por cento, aos 1.569 pontos

Reuters

Publicidade

LONDRES – O principal índice de ações europeias subiu nesta quinta-feira depois de declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e de resultados fortes da rede de supermercados Carrefour e da gestora de fundos Schroders.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis europeus, fechou com alta de 0,8 por cento, aos 1.569 pontos, após atingir a máxima desde novembro de 2007, de 1.572 pontos, enquanto Draghi estava falando.

Draghi disse que o programa de compra de ativos do BCE, marcado para começar na próxima segunda-feira, pode ser estendido para além de setembro de 2016 se necessário. Ele também rejeitou preocupações com a eventual dificuldade para encontrar vendedores para os títulos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Ele mostrou sua determinação em manter-se firme com o programa e rejeitou… o problema” de encontrar vendedores, disse o economista-chefe de ativos multimercado do BNP Paribas Investment Partners Joost Van Leenders. “De uma maneira geral, é positivo para as ações”.

O índice europeu de ações tem avançado desde o início do ano, impulsionado pela perspectiva do quantitative easing do BCE. O FTSEurofirst 300 subiu 14 por cento em 2015, ultrapassando Wall Street, onde o índice Standard & Poor’s 500 subiu cerca de 2 por cento.

As ações do Carrefour subiram 2,4 por cento depois que a segunda maior varejista do mundo disse que aumentaria os gastos de capital este ano uma vez que busca fortalecer a retomada de seus hipermercados na Europa.

Continua depois da publicidade

Os papéis da gestora britânica de fundos Schroders avançou 4,7 por cento após a empresa divulgar um salto melhor que o esperado em seu lucro antes de impostos de 2014, já que os fluxos de entrada líquidos mais que triplicaram, para 24,8 bilhões de libras.

. Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,61 por cento, a 6.961 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,00 por cento, a 11.504 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,94 por cento, a 4.963 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve avanço de 1,22 por cento, a 22.400 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,66 por cento, a 11.124 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 1,72 por cento, a 5.636 pontos.