Governo aumenta etanol na gasolina: veja quem ganha na Bolsa

Empresas produtoras de álcool terão que suprir uma demanda adicional entre 800 e 900 milhões para o combustível

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O governo confirmou nesta quinta-feira (5) que vai aumentar a quantidade de etanol que pode ser misturada na gasolina de 25% para 27%. O primeiro impacto mais importante desta medida é que vão ser necessários entre 800 e 900 milhões de litros a mais de demanda do produto ou 4% de todo o mercado deste combustível no Brasil com a medida, de acordo com relatório do BTG Pactual. 

Como era de se esperar, esta mudança vai trazer impactos para a Bolsa, trazendo um estímulo para as empresas produtoras deste álcool que possuem capital aberto como é o caso da gigante Cosan (CSAN3), do empresário Rubens Ometto. 

Com a mudança, o BTG estima que Cosan, bem como São Martinho (SMTO3) e Tereos (TERI3) serão beneficiadas hoje na Bolsa, mitigando os riscos dos níveis de chuva de fevereiro para a cultura de cana-de-açúcar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com isso, os analistas Thiago Duarte e Enrico Grimaldi, que assinam o relatório, reiteraram recomendação de compra para essas ações. A São Martinho é a preferida do banco no setor. O anúncio de hoje vem aliado a outras medidas como o aumento de 1,5% nos preços da gasolina anunciados em novembro e o retorno do imposto da Cide, que traz uma elevação de 7% nos preços do combustível nas bombas. Portanto, segundo o BTG, o cenário para os preços do etanol a partir de agora será o melhor em muitos anos. “Esperamos um aumento de 10% nos preços do etanol no Brasil este ano”, diz o banco de investimentos.