Questão política pode obrigar BC a elevar Selic além dos 13%, diz gestor

Taxa básica de juros subiu para 12,75% ao ano, com perspectivas para mais altas, principalmente se o trabalho de Levy no ajuste fiscal for dificultado no Congresso

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A nova elevação de 50 pontos-base na taxa básica de juros anunciada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) veio em linha com o esperado pelo mercado. A Selic chega a 12,75% ao ano – uma das mais altas no mundo – mas o comunicado lacônico, a dificuldade política para a implementar os ajustes fiscais necessários e o dólar voltando a R$ 3,00 após 11 anos abrem espaço para ainda mais altas.

Para o economista e diretor de gestão de recursos da Ativa Investimentos, Arnaldo Curvello, o Comitê deixou em aberto o cenário para a próxima reunião, que pode trazer uma elevação de 25 pontos-base, para 13% ao ano – como espera a maior parte do mercado – ou pode fazer mais uma alta de 50 pontos-base para não ter que depender tanto do ajuste fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. 

“Se o ajuste fiscal ajudar a política monetária, ele [o Copom] pode parar na próxima, mas se em abril ele não estiver favorável, ele pode fazer mais elevações”, afirma em entrevista ao InfoMoney. A devolução da Medida Provisória 669 das desonerações pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, revelou que o clima político deve tornar mais difícil o trabalho do governo para implementar cortes de gastos e aumento na arrecadação de impostos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Em um cenário de não cumprimento da meta fiscal, o juro passa a ser não só um movimento de combate à inflação, mas uma ferramenta para reduzir a aversão ao risco”, disse Curvello. Para ele, os juros voltaram a ser necessários para a atrair capital.  

Em um cenário de governabilidade precário, no qual os resultados fiscais apresentados pelo governo não venham na proporção que o mercado considere suficiente para o cumprimento da meta de 1,2% do PIB, a Selic pode subir para até 13,5%, diz Curvello. 

Mercado amanhã
O economista acredita que amanhã o impacto da decisão terá efeito limitado na Bolsa e os investidores devem ficar atentos mesmo ao cenário político e à atuação de Levy.