Estrangeiros “carregam o Brasil nas costas” e Bolsa pode buscar os 56 mil pontos

Nova vertente entre gestores divide opiniões e acredita que curto prazo na Bolsa continuará seguindo desempenho "carnavalesco" de fevereiro

Marina Neves

Publicidade

SÃO PAULO – A forte queda da Bolsa registrada ontem levou o analista técnico Wagner Caetano a afirmar que este seria apenas o começo de um período de correção da Bolsa, que viveu seu melhor mês desde 2012 em fevereiro. No entanto, o acionista mais fundamentalista ainda se questiona como a Bovespa pôde subir tanto em fevereiro em meio ao cenário nada favorável para renda variável, e a explicação é uma só: os investidores estrangeiros estão “carregando o Brasil nas costas”.

A crise econômica no Brasil, as investigações da Petrobras (PETR3; PETR4) – maior estatal do País -, o desemprego e juros altos criaram uma nova vertente entre os gestores, que é de “quase otimismo”. Com as incertezas econômicas vistas nos EUA, sobre quando ocorrerá uma elevação na taxa de juros pelo Federal Reserve, e com a injeção do BCE (Banco Central Europeu) de quase € 1 trilhão na Europa com a compra de ativos, muitos investidores estrangeiros estão tirando seu dinheiro de lá e vendo na “terra verde e amarela” uma grande oportunidade de investimento, o que está impulsionando a Bolsa. 

A valorização cada vez maior do dólar frente ao real também deixa a BM&FBovespa mais atrativa aos olhares dos estrangeiros; mas o ótimo fevereiro se sustenta na Bolsa? Ou foi só um movimento de “repique” após meses muito negativos? Gestores indicam que o Carnaval fora de época veio para ficar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em uma perspectiva de curto prazo, considerando os próximos seis meses, o mercado acionário deverá continuar volátil, sem muitas novidades no cenário econômico de Estados Unidos e Europa, e, portanto, com um aumento de investidores migrando seu dinheiro dos EUA e Europa para a bolsa brasileira, como explica o gestor da BBT Asset, Raphael Juan.

“No primeiro semestre o cenário não irá ter grandes estresses nos mercados estrangeiros, e isso beneficia o Brasil, já que dá tempo para o País ajustar a casa, para que ano que vem a confiança do consumidor e empresariado volte a melhorar”, afirmou o gestor. Para ele, o Ibovespa deverá andar entre os 50 mil e 54 mil pontos no curto prazo, podendo chegar aos 56 mil.

No entanto, Juan faz uma ressalta: as perspectivas positivas de entrada de dinheiro estrangeiro no Brasil ficam restritas às ações do Ibovespa, carteira teórica da Bolsa. “O que se valorizou mesmo foi o Ibovespa, pois tirando elas, o mercado segue ruim. O mercado está concentrado”, completa.

Continua depois da publicidade

Sobre o cenário político, o gestor comenta a ideia – ainda remota – de Dilma Rousseff não completar seu mandato e deixa claro que, mesmo que grande parte da população esteja descontente com o governo da presidente, ainda assim o ministro da Fazenda Joaquim Levy tem feito seu dever de casa “com perfeição”, e que, em caso de impeachment, os investidores estrangeiros sairiam “na hora” de seus investimentos aqui no Brasil.

“Uma instabilidade política afasta no mesmo instante o investidor estrangeiro. Caso a Dilma saia no meio do seu mandato, imediatamente todos os investimentos, inclusive os de renda fixa desabam no mesmo instante. Ruim com ela, pior sem ela”, dispara.